de Maio de 2022

Bazar beneficente arrecada cestas básicas para pacientes do Espaço Rosa

Trinta e quatro. Esse foi o total da arrecadação de cestas básicas da ação social realizada pela loja de calçados Fomenta e o Espaço Rosa, na última quinta-feira (17). A atividade, que ocorreu de 9h às 18h, na própria loja no centro da cidade, foi uma espécie de mega bazar que visava vender os produtos da loja a preços baratos, para depois o total ser investido na compra de produtos e alimentos básicos para as pacientes em tratamento contra o câncer da unidade municipal de saúde destinada à mulher.

Na ação, os sapatos custaram em torno de 25 reais e centenas de exemplares foram vendidos. O total da renda foi revertido para ajudar as pacientes que estão em processo de quimioterapia e ainda não receberam o benefício do INSS.

A coordenadora do Espaço Rosa, Patrícia Silva, afirma que o resultado dessa ação contribui muito para o trabalho que faz diariamente em prol das pacientes da unidade e para o próprio cotidiano de cada mulher que passa pelo tratamento.

“Essa fase é muito difícil para nós mulheres, porque descobrir que temos uma doença grave não é fácil, ainda mais que vai afetar muito nosso cotidiano. Acompanho cada paciente e a autoestima vai lá embaixo. Portanto, faço sempre atividades de forma que animem minhas pacientes. Muitas pacientes que fazem o tratamento já não tem uma renda muito alta e nesse período acabam tendo mais dificuldades financeiras por não conseguirem trabalho, devido à quimioterapia, radioterapia e a cirurgia. Elas são liberadas pelo INSS e não conseguem uma vaga de emprego, acarretando dependerem da ajuda de pessoas próximas. Então, sempre que podemos, ajudamos com cestas básicas e essa parceria com a Fomenta foi essencial para esse apoio”, declara.

No Espaço Rosa, cerca de 15 pessoas recebem o diagnóstico de câncer semanalmente, após o resultado da biópsia. Nos últimos meses, mais de 400 mulheres que passaram pela unidade realizaram o tratamento. A partir disso, a coordenação do Espaço Rosa promove diversas ações de solidariedade e apoio psicológico para centenas de portadores da doença. Dentre os serviços disponibilizados pelo projeto estão: a doação de cestas básicas, a realização de micropigmentação da sobrancelha, o redesenho da auréola do bico do seio em parceria com um estúdio de tatuagem, a doação de lenços, a doação de prótese de alpiste para as mamas, doação de perucas e a novidade que é a doação e colocação de mega hair.

São Gonçalo, 22/10/2019

Autor: Raquel Muniz