São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Campanha "Sífilis Não" leva testagem rápida para toda população em SG


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Entre 2017 e 2018, os casos de sífilis no Brasil aumentaram em 32%. De janeiro até o momento, o município de São Gonçalo contabilizou 380 casos da infecção. Em outubro (19) é comemorado o Dia Nacional de Combate a Sífilis, e como forma de promover a prevenção e o cuidado, o Programa Municipal Ist/AIDS, da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (22) mais um dia da campanha "Sífilis Não: #TesteTrateCure", com testagem rápida para sífilis, hepatite e HIV, e distribuição de preservativo, na Praça do Relógio, em Alcântara.

Casados há 38 anos, Marta Cardoso, 55, e Thayrone Cordeiro, 59, realizaram o teste rápido junto às equipes.

"É importante cuidar da saúde, procurar se manter saudável e sempre se proteger. É importante estar se cuidando, e fazendo o teste juntos, cuidamos um do outro!", disse a moradora do Jardim Catarina.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). As infecções são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo. Por isso é importante se proteger, fazer o teste e, se a infecção for detectada, tratar da maneira correta. O não tratamento da sífilis pode levar a várias outras doenças e complicações, inclusive à morte. O tratamento é feito em todos os polos sanitários do município, além da Clínica Municipal do Barro Vermelho, Clínica Municipal Doutor Zerbini e Clínica da Família do Mutondo.

Na primeira ação realizada no bairro Jardim Catarina, as equipes identificaram cinco casos de sífilis e um de HIV; já nesta terça-feira, em Alcântara, um positivo para HIV e oito positivos para sífilis.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal Ist/AIDS, Evelin Mendonça, o programa vem realizando capacitações constantes com os profissionais da rede, e a proposta é ampliar e descentralizar cada vez mais a testagem rápida no município, fazendo com que mais pessoas tenham acesso ao teste.

"Estamos capacitando a rede e preparando os profissionais para acolher a população. Ações como essa promovem saúde e prevenção. O acesso à informação traz às pessoas o entendimento da importância do tratamento e cuidado!", afirmou.

A próxima ação acontece no dia 29, na Praça Doutor Luiz Palmier, no Centro, das 9h às 13h. Gratuita e aberta a toda população.

São Gonçalo, 22/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1034

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min