São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Lidera Mulher já transformou a vida de mais de 200 empreendedoras gonçalenses


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Prestes a formar sua sexta turma de empreendedoras, o Lidera Mulher, projeto criado com o objetivo de gerar renda, autonomia e protagonismo para as microempreendedoras de São Gonçalo, vem transformando a vida de muitas mulheres do município. Fruto da parceria da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa que completou um ano de execução em março, já mudou a realidade de mais de 200 gonçalenses.

A atual turma, que no próximo mês irá concluir o ciclo de atividades do projeto, participou nesta segunda-feira (21) da aula sobre Marketing, Marketing Pessoal e em Mídias Sociais. As oficinas de qualificação são divididas pelos segmentos de moda, beleza, artesanato e gastronomia, acontecem no Icbeu, no bairro Zé Garoto, e são ministradas por parceiros como a Focus, empresa de consultoria e assessoria empreendedora. Durante as aulas, as alunas aprendem sobre os seguintes assuntos: estratégias para alavancar seu negócio; precificação, fluxo de caixa e negociação; empreendedorismo como via de ampliação de autoestima e autonomia; ser MEI; sua marca na web – presença digital e criação de conteúdo, entre outros.

Desempregada desde março, a professora de matemática, Carla Vilemen, soube da existência do Lidera Mulher ao passar pelo espaço do projeto, que fica no Partage Shopping. Ao buscar mais informações com a equipe responsável, a moradora do Rocha resolveu se inscrever para participar da atual turma. Aos 29 anos, ela sempre gostou de arte e decidiu se aventurar no Lettering, técnica conhecida como a arte de desenhar letras. Autodidata, Carla viu seu negócio crescer nos últimos meses, com o auxílio das técnicas ensinadas pelo Lidera, e hoje, com sua arte, consegue dividir as despesas de casa com o esposo.

“Sou boa no que faço, mas eu não tinha nenhum conhecimento de gestão e empreendedorismo, e o Lidera foi fundamental para mim nessas questões. Aqui consegui ter uma visão de profissionalismo e da forma de lidar com o público. Sem contar a rede que vamos construindo com outras mulheres que estão na mesma área, com o mesmo foco”, conta Carla.

Com uma equipe técnica formada por psicólogas e assistentes sociais, o Lidera Mulher também tem como objetivo a consolidação formal de muitos negócios chefiados por quem, em muitos casos, é responsável por grande parte da renda familiar: as mulheres. De acordo com a antropóloga e idealizadora do projeto, Paola Souza, a proposta é consolidar uma grande rede de parceria e colaboração feminina. “Estamos com um conjunto de mulheres com perfil verdadeiramente empreendedor, ávidas por conhecimento, sabendo exatamente quais seus pontos fortes e fracos, que buscam desenvolver com o nosso projeto. O Lidera, assim, se consolida enquanto conquista e marco do município de São Gonçalo”, afirma Paola.

O sucesso do projeto foi ainda reconhecido em junho de 2018, quando dentre oito municípios do Estado do Rio, São Gonçalo, através do Lidera Mulher, foi premiado pelo melhor projeto no eixo "ambiente de negócios", através do projeto Lidera Rio, do Sebrae. Para o prefeito José Luiz Nanci, iniciativas como essa são um ganho para a cidade e para as políticas públicas. “Essas iniciativas fazem toda a diferença na forma como o poder público não só cuida, mas também como investe nas pessoas. Estamos muito felizes com o projeto Lidera Mulher. Tenho grande carinho por essa iniciativa que é um ganho para a nossa cidade”, afirma Nanci.

Para dar mais visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelas empreendedoras, o Lidera Mulher conta com um espaço que fica no 3º piso do Shopping Partage. Lá, as peças produzidas pelas artesãs ficam expostas para o público. Como não é um espaço de venda, quem se interessar pelos produtos pode entrar em contato direto com a responsável pela produção. No espaço também é possível buscar informações para participar do Lidera.

“Acompanhar ao longo desse projeto cada uma dessas mulheres vencendo etapas e se tornando mais seguras de si e dos seus sonhos, não tem preço. Desejo cada vez mais crescimento, fortalecimento, força e coragem a cada empreendedora que aposta no seu sonho”, afirma a secretária da SEMIMD, Marta Maria Figueiredo.

A sétima turma do Lidera Mulher tem previsão de iniciar em fevereiro de 2020. Para participar é necessário possuir um ano ou mais como microempreendedor individual (MEI) e ter no mínimo 19 anos. As inscrições são feitas através do e-mail projetolideramulher.sg@gmail.com ou no Espaço Lidera Mulher, que fica no 3º piso do shopping Partage (Avenida Presidente Kennedy, 425, Centro, São Gonçalo).

São Gonçalo, 22/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Luciana Pimentel

Número de acesso(s) : 1198

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Vítimas de violência contam com apoio e orientação das Redes de proteção à mulher;

São Gonçalo realiza 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ;

Lidera Mulher completa dois anos fortalecendo o empreendedorismo feminino ;

Lidera Mulher realiza aula inaugural da sua sétima turma;

Centenas de gonçalenses vão às ruas pelo Fim da Violência contra a Mulher;

Empoderamento feminino é tema de roda de conversa em comemoração ao Dia da Mulher;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min