Agricultura familiar faz feirinha na Secretaria de Educação

Agricultores do Assentamento Engenho Novo, do Largo da Ideia, participaram na manhã desta quinta-feira (24) da feirinha de agricultura familiar realizada no saguão da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Gonçalo, no Mutondo. A iniciativa tem o objetivo de valorizar os produtores rurais do município e oferecer gêneros alimentícios de qualidade a funcionários, visitantes e moradores do entorno da Semed.

Alface, cheiro-verde, ovos caipira, couve, abobrinha, alho-poró, abobrinha e aipim são alguns dos produtos oferecidos nesta feirinha, que deverá ocorrer semanalmente. Esta semana foram montados três tabuleiros com produtos diversos. Funcionária da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, Lofreman Medina elogiou a iniciativa. “Ter a oportunidade de comprar produtos fresquinhos e sem agrotóxicos é um privilégio. Estou adorando a ideia”, afirmou Lofreman.

A produtora Irinéia Rangel da Silva Rodrigues ressaltou que o trabalho precisa ser conhecido pela população. “Estou trazendo os produtos para que as pessoas conheçam o que produzimos na área rural de São Gonçalo. Temos hortaliças, queijo, doces, tudo caseiro, sem agrotóxico, tudo feito na minha casa, somos nós que plantamos e colhemos com adubo da própria terra”, afirmou Irinéia.

Eric Amorim da Silva também garante que seus produtos são fresquinhos e caseiros. “Além de banana, acerola, limão e coco, trouxemos hoje cocada, sucos e pamonha, que a minha mãe faz com muito carinho", disse.

Já no tabuleiro de Maria Inês, a oferta era de quiabo, aipim, couve, ovos, tomate-cereja, almeirão branco, espinafre, jenipapo e geleias. “Nosso trabalho precisa ser conhecido porque é preciso melhorar a alimentação, todos deveriam ter acesso à comida de qualidade, sem agrotóxico”, afirmou a produtora.

São Gonçalo, 24/10/2019

Fonte: Semed