São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Exposição da Vigilância Ambiental atrai mais de 900 pessoas em SG


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Mais de 900 pessoas já passaram pela 1ª Exposição da Vigilância em Saúde Ambiental de São Gonçalo: por uma sociedade mais consciente e um ambiente livre das arboviroses. Dentre o público, centenas são estudantes das escolas públicas do município. Nesta quinta-feira (24) foi a vez da Escola Municipal Padre Cipriano Douma. A exposição fica aberta até o dia 31 de outubro, das 12h às 20h, no São Gonçalo Shopping.

Com o objetivo de informar e conscientizar, a exposição tem como objetivo aproximar a população do trabalho e atuação da Secretaria de Saúde no combate à dengue, zika e chikungunya.

Com olhos atentos, os pequenos estudantes ouviram as explicações e não economizaram nas perguntas e colocações: "Por que o mosquito tem esse nome?", "Minha mãe também sempre esvazia os potinhos de planta lá em casa, ela diz que não pode acumular água!".

A exposição conta com equipamentos de trabalho no controle de vetores; as dez motofogs adaptadas para a pulverização de inseticidas, adquiridas recentemente; materiais utilizados nas visitas domiciliares, dentre outros. Além disso, o Grupo da Educação e Saúde realiza atividades lúdicas para o público infantil, com oficinas de desenho e brincadeiras. Todas as atividades são gratuitas.

"A ideia é mostrarmos a importância do Departamento e os resultados que temos obtido através de um trabalho em equipe. Temos agentes atuando em diversos bairros, principalmente onde identificamos altos índices de infestação. Esse é o reflexo de um trabalho sério e constante, e realizado totalmente em conjunto com a população. Uma só pessoa pode mobilizar muita gente. Nosso objetivo é que a população tenha acesso à informação e com ela, assim como nós, possa se mobilizar pelo bem de toda cidade!", disse o biólogo sanitarista e diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental, Adaly Fortunato.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), realizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental, dos 92 municípios de São Gonçalo, 65 apresentam índice satisfatório abaixo do risco de infestação, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.

"Temos obtido resultados muito importantes e positivos na cidade, fruto de um engajamento e comprometimento das equipes do Departamento de Vigilância Ambiental e toda a secretaria. Queremos que cada morador da cidade se sinta parte fundamental dessa luta que é de todos nós!", destacou o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Nesta sexta-feira (24) a exposição recebe a Escola Municipal Professor Paulo Roberto Macedo do Amaral; no dia 29 é a vez da Escola Municipal Oscarina da Costa Teixeira; e dia 30, o Colégio Municipal Irene Barbosa Ornellas.

São Gonçalo, 24/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Número de acesso(s) : 1183

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min