Outubro é marcado por excursões na APA do Engenho Pequeno

Nas últimas semanas, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno tem recebido um grande número de visitas. Grupos de universidades, igrejas e alunos da rede municipal de ensino estão fazendo excursões até o local para aprimorar o conhecimento sobre o meio ambiente e praticar atividades que melhorem a autoestima, bem-estar e saúde das pessoas. Nesta semana, alunos da E.E. Municipalizada Coronel Amarante, localizada no bairro Zumbi, foram alguns dos participantes das atividades da APA neste mês de outubro.

A administradora da APA, Luciane Marinho, afirma que é essencial trazer ao cotidiano das pessoas, principalmente das crianças a importância de preservar a natureza para se tornarem seres humanos mais conscientes. “Precisamos passar para os jovens e, também, os adultos a importância de proteger o meio ambiente, não cortar árvores, não queimar o lixo e preservar a fauna e a flora. Para pensar no futuro é necessário agir no presente, logo, queremos mostrar a eles o grande privilégio que o município possui por conter essas áreas de preservação, além de incentivá-los a serem amigos da natureza e se tornarem mais conscientes. Ter um local como a APA do Engenho Pequeno é como um pedacinho da Mata Atlântica em São Gonçalo, e precisamos sempre cuidar dela”, disse Luciane Marinho, administradora da APA.

A APA do Engenho Pequeno conta com trilhas guiadas no local, visitação ao laboratório da fauna e flora, aulas de educação ambiental ao ar livre e outras atividades. Além disso, a APA passou por um processo de revitalização no ano passado. O local recebeu novo sistema de energia solar e uma reforma da sede, com instalação de vias pavimentadas, calçadas e jardins, brinquedos, construção de um auditório e um novo viveiro, instalação de playground e aparelhos de ginástica, bicicletário, pórtico, estacionamento. A Apa recebeu recentemente 6300 novas mudas. Segundo o plano de manejo do local, a unidade tem o registro de 20 bacias hidrográficas, 168 espécies da flora, como as já ameaçadas: jequitibá, pau brasil e ipê, além de 127 animais vertebrados, entre mamíferos, aves, répteis e anfíbios. O local também conta com 18 placas solares, gerando economia mensal de cerca de 60% na conta de energia elétrica do órgão público, que é o primeiro do município a aderir a esta prática.

O local é aberto para crianças, jovens e adultos todos os dias, mas com a necessidade de um agendamento prévio na própria APA ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente quando a atividade for realizada em grupo.

A APA do Engenho Pequeno está localizada na Rua Acácio Raposo, no Engenho Pequeno. Seu horário de funcionamento é de 7h às 16h, diariamente. As visitas nos finais de semana acontecem somente com agendamento prévio.

São Gonçalo, 24/10/2019

Autor: Raquel Muniz