São Gonçalo, 21

de Maio de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

São Gonçalo realiza Mutirão do Diabetes em novembro com serviços gratuitos


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o diabetes é a maior causa de cegueira no Brasil. Como forma de facilitar o acesso e a promoção de saúde, conscientizando e informando a população, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Oftalmoclínica H.Olhos, realiza no dia 9 de novembro, das 8h às 14h, o Mutirão do Diabetes, com serviços gratuitos, na Praça Zé Garoto. A expectativa é atender mais de 900 pessoas, seguindo a fila por ordem de chegada.

De acordo com o programa de Hipertensão e Diabetes do município, São Gonçalo possui mais de 90 mil hipertensos e mais de 20 mil diabéticos. A hipertensão ou pressão alta, assim como o diabetes, é uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

"É importante ter a consciência de que a prevenção começa na infância, com hábitos saudáveis, dieta equilibrada e atividade física. Uma vez com Diabetes, devemos estar atentos e conhecer as possíveis complicações e tratamento. As que aparecem com mais frequência são as retinopatias, que podem levar à cegueira. Por isso, além de compartilharmos conhecimentos, consultas com orientações de vários profissionais, os pacientes poderão usufruir de exames oftalmológicos básicos, que ajudarão no diagnóstico das retinopatias e outras complicações", explica Denise Rocha, enfermeira da Coordenação do Programa de Hipertensão e Diabetes de São Gonçalo.

O mutirão contará com atendimentos de nutricionista, endocrinologista, fisioterapeuta, enfermagem, educador físico, além de testagem de glicemia, exame do fundo de olho, uma feira de alimentação saudável e roda de conversa sobre a doença e os possíveis tratamentos.

"Esse mutirão é realizado em cerca de 20 cidades no Brasil inteiro, e agora pela primeira vez no Rio de Janeiro, em São Gonçalo. Queremos ressaltar a importância da prevenção da cegueira pela retinopatia diabética e fornecer orientações sobre todos os aspectos da doença. Nosso objetivo é informar e orientar a população!", afirmou Eduardo Kestelman, diretor da H.Olhos e idealizador do Mutirão.

São Gonçalo, 29/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Foto: Divulgação

Número de acesso(s) : 1834

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min