Biblioteca Municipal de São Gonçalo recebe alunos da Macadeski

A Biblioteca Municipal Genebaldo Rosa recebeu nesta terça-feira (29), Dia Nacional do Livro, a visita da Creche Comunitária Assistencial Educacional Macadeski, que funciona no bairro Trindade. A ação faz parte do Projeto Brinca Comigo, da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), que está sendo realizado durante todo o mês de outubro em comemoração ao Dia das Crianças, com atividades também no Partage Shopping.

Cerca de 30 crianças participaram da visita e puderam conhecer o acervo de livros infantis, que já está disponível em estantes especialmente preparadas para atender aos pequenos leitores. A biblioteca conta com clássicos de autores brasileiros consagrados como Monteiro Lobato e Ana Maria Machado, entre outros.

As crianças ouviram atentas e também interagindo à história da "Dona Baratinha", de autoria de Ana Maria Machado, apresentada por Tatiana Félix, subsecretária de Educação Infantil e Inclusão da Semed. Depois participaram de atividades lúdicas pra interpretar as histórias contadas.

Tatiana Felix achou a experiência maravilhosa. "Nos dá a possibilidade de entrar na personagem e também no universo infantil, e não tem preço ver as crianças sorrindo e participando junto à história e com quem está narrando. Foi um momento lúdico, de brincadeira mesmo, mas ao mesmo tempo é um momento literário para que as crianças possam vivenciar a história através da personagem", concluiu a subsecretária.

"Vejo com grande importância a participação dessas crianças em ter a condição de visitar uma biblioteca para ouvir histórias, e assim começar a se adaptar ao meio pedagógico e conhecer novos ambientes saindo um pouco da rotina diária de sala de aula. Quero parabenizar o secretário de Educação, Marcelo Azeredo, e toda sua equipe pelo belo trabalho que vem realizando e agradeço o carinho com as nossas crianças da Macadeski", declarou Bebeto Soares, diretor da creche.

Recordando - O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810).

São Gonçalo, 29/10/2019

Fonte: Semed