São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Programa Saúde nas Escolas muda a realidade de crianças e adolescentes em São Gonçalo


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Pensar a formação e a saúde de forma integral. Esses são os objetivos do Programa Saúde nas Escolas (PSE), realizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, que já alcançou todas as escolas da rede municipal de São Gonçalo. Nesta terça-feira (29) foi a vez da Escola Municipalizada Jovita Maria de Jesus, no bairro Gradim; Escola Estadual Municipalizada Guaxindiba e Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti, no Amendoeira. Através do Programa, os alunos têm acesso a serviços de nutrição, psicologia, educadores físicos, odontologia, dentre outros.

"O Programa tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino!", explica o coordenador Júnior Olivo.

Dentre os temas abordados com os estudantes estão promoção de alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; verificação e atualização da situação vacinal; prevenção das violências e dos acidentes; higiene pessoal; prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer; combate ao Aedes aegypti e promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.

O programa realiza um trabalho em conjunto através da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Saúde da Família (NASF), odontologia, programa de IST/Aids, vigilância epidemiológica e a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN). Para a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora, o trabalho em rede é fundamental para pensar a integralidade do serviço de forma plena à população.

"O trabalho em equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde tornou-se um dos principais instrumentos de intervenção na assistência. As ações e práticas se estruturam a partir da equipe, e isso requer mudanças na forma de atuação em rede de assistência à saúde e na reorganização do trabalho, para que sejam alcançadas todas as esferas de saúde da população, sobretudo com crianças e adolescentes!", afirmou.

São Gonçalo, 30/10/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Foto: Divulgação

Número de acesso(s) : 1021

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min