São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Seminário promove palestras em prol da primeira infância


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Profissionais da rede de assistência, educação, saúde e membros da sociedade civil participaram, nesta quarta-feira (30), do seminário “Que Infância é essa?”, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CDMDCA-SG) com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A atividade, que aconteceu na Universidade Estadual do Rio de Janeiro/FFP, no Patronato, teve como principal objetivo a construção do Plano Municipal pela Primeira Infância em São Gonçalo.

A secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, fez a abertura do evento e falou sobre a importância do diálogo e discussões nas questões que envolvem políticas públicas para crianças e adolescentes no município.

“Quero parabenizar o CMDCA pela iniciativa do seminário. Estamos dando continuidade ao trabalho já realizado na secretaria, sempre em prol da garantia de direitos para as crianças e adolescentes. É muito importante o diálogo e discussões nas questões que envolvem políticas públicas para esta parcela da nossa população. Tenho certeza que concluímos este dia com o nosso papel cumprido”, declara Luciana.

Tatiana Félix, subsecretária de Educação Infantil e Inclusão, da secretaria de Educação, foi uma das palestrantes e destacou a importância da intersetorialidade nos avanços de políticas públicas para a primeira infância (de 0 a 6 anos), a questão da inclusão para crianças com microcefalia e falou sobre as ações planejadas para o próximo ano.

“Em relação à inclusão, além dos alunos autistas, tem as crianças com microcefalia que estão completando 4 anos de idade e precisam estar matriculadas na rede pública ou privada. Nós, enquanto rede, estamos promovendo uma formação para pedagogos e profissionais da área de saúde para atender A essas crianças e auxiliá-las no desenvolvimento em sua plenitude, através da brincadeira e do lúdico. Além disso, vamos aumentar o número de matrículas nas escolas e oferecer uma formação mais contínua para os nossos professores, garantindo assim mais qualidade na educação dos pequenos”, explica Tatiana.

A programação contou ainda com grupos de trabalho formados por participantes da seminário, que, após o ciclo de palestras, se reuniram para discutir sobre os temas: “Desenvolvimento Infantil – Criança e Família”; Diversidade e Criança”; e “Do Brincar ao Brincar”.

São Gonçalo, 30/10/2019

Fonte: SMDS

Autor: Luciana Pimentel

Número de acesso(s) : 987

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Autoridades se reúnem em São Gonçalo para prestar solidariedade à família de João Pedro Mattos;

Prefeitura realiza sanitização contra Coronavírus em abrigos para crianças e adolescentes;

Prefeitura realiza entrega de 500 cestas básicas doadas pelo Conleste;

Redes de proteção à criança e ao adolescente de SG participam de reunião de fluxo virtual ;

SMDS e CMDCA-SG acendem alerta para casos de abuso infantil durante quarentena;

Centro Pop mantém atendimentos para a população de rua durante a quarentena;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min