São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Evento destaca importância da parceria entre Saúde e Educação


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Representantes do estado e do município, nas áreas de saúde e educação, se reuniram nesta quarta-feira (30) na XVI Semana de Vigilância Alimentar e Nutricional. O evento foi realizado no auditório do Ministério Público Estadual, no bairro Santa Catarina, em São Gonçalo, das 10h às 14h. Estudantes de Nutrição e funcionários das secretarias e órgãos envolvidos participaram do encontro, que contou com palestras e comemorou também os 25 anos do Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) em São Gonçalo.

A coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde, Katiana dos Santos Teléfora, foi a primeira palestrante e mostrou um histórico dos problemas nutricionais da população e destacou o papel da vigilância alimentar nutricional. “A vigilância alimentar nutricional dá subsídios para o planejamento de ações relacionadas ao cuidado com a saúde no seu contexto mais amplo possível”, afirmou Katiana.

Já Cássia Soares, coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição de São Gonçalo, ressaltou que o grande desafio atualmente é conter o avanço do sobrepeso e obesidade, que acarretam doenças como diabetes e hipertensão, por exemplo. “Enquanto profissionais de saúde, precisamos monitorar e prevenir para que essas doenças não avancem. Lembrando que ainda convivemos com problemas do passado como desnutrição e hipovitaminoses. A questão da alimentação saudável precisa ser cada vez mais divulgada para que a população entenda que é possível prevenir doenças através das boas práticas alimentares”, explicou Cássia.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, que esteve representado pela subsecretária de Ações Pedagógicas, Gisele Herdy Dutra, fez questão de ressaltar a importância do trabalho conjunto entre Saúde e Educação. “Essa parceria é fundamental para a implantação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. Os dados coletados nas escolas são levados para o Sisvan, onde é possível traçar um perfil da realidade nutricional no município e buscar soluções para os problemas encontrados. Os Programas Saúde na Escola e Crescer Saudável são ferramentas essenciais para esta avaliação”, ressaltou o secretário.

Durante a abertura do evento, a coordenadora do Núcleo Acadêmico de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação, Danielli Sueth, lembrou que as ações que acontecem nas escolas precisam ter início, meio e fim. “Será que nós estamos conseguindo chegar à parte final, que é a intervenção propriamente dita? Será que o trabalho realizado está intervindo de alguma maneira nessas histórias alimentares das crianças num mundo tão moderno que nós estamos vivendo? Eu acredito que as ações que a saúde promove em conjunto com a educação, agora em 2019, podem refletir diretamente na condição de saúde, serão menos crianças procurando assistência médica nos postos de saúde, nas emergências. A gente precisa entender que a criança que está sendo atendida no pronto-socorro é a mesma que está sendo atendida na escola. E a criança é promovedora de ações de modificação. Eu queria agradecer às pessoas que acreditam na nutrição porque ela pode realmente modificar a qualidade de vida”, afirmou Danielli.

A subsecretária Gisele Herdy Dutra enfatizou o trabalho conjunto realizado. “Nós temos aqui a área técnica de alimentação e nutrição, que dá o suporte para a Secretaria de Educação e afins. Nós acabamos trabalhando com uma atenção primária, nós acolhemos muita demanda, nós sabemos muita coisa que acontece com o público de São Gonçalo. Então, trazemos essa demanda, a área técnica dá o suporte, esses dados todos são lançados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e com isso conseguimos fazer uma grande parceria. Estar aqui com vocês é dizer que eu e vocês somos todos um em prol do município de São Gonçalo. Não existe maior ou melhor, não existe um cargo a mais ou menor, o que existe são pessoas que estão dedicadas a uma determinada causa”, concluiu Gisele.

São Gonçalo, 31/10/2019

Fonte: Semed

Autor: Selma Nogueira

Número de acesso(s) : 972

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura garante entrega de kit merenda para 47 mil estudantes;

Prefeitura oferece nova data para quem não conseguiu receber o kit merenda escolar;

Entrega de kit merenda escolar continua no Estephania de Carvalho;

São Gonçalo entrega kit merenda para alunos de 150 unidades de ensino;

Prefeitura realiza mais um dia de entrega do kit merenda ;

Estudantes de São Gonçalo recebem kit merenda escolar;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min