Unidades de Saúde encerram as festividades do Outubro Rosa

Finalizando as comemorações do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, nesta quinta-feira (31), o Polo Sanitário Hélio Cruz, em Alcântara, realizou uma ação de conscientização aos pacientes da unidade. A atividade, que contou com a presença do prefeito José Luiz Nanci e demais funcionários do polo, teve como objetivo explicar à população a importância do autoexame e da prevenção.

“Sabemos da importância do tratamento inicial e do percentual de cura quando é feito o diagnóstico precocemente. Então, neste mês estamos realizando muitas atividades que promovam a conscientização do autoexame da mama”, declara o prefeito José Luiz Nanci.

A programação contou com a distribuição de folders explicativos e profissionais de enfermagem da unidade que falaram da importância desta data comemorativa, além de assistente social e auriculoterapia. O foco foi o tema da prevenção contra os cânceres, principalmente o de mama que tem acometido mais mulheres a cada dia, abordando como identificar os sinais e sintomas, enfatizando a importância de procurar um médico imediatamente.

A enfermeira e diretora do Polo Sanitário Hélio Cruz, Ana Paula Silva, afirma que ações como essa devem ser realizadas frequentemente, pois o câncer de mama se não cuidado imediatamente pode ser mais grave. “O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente, ocorrendo o crescimento anormal das células mamárias. A palestra hoje teve o intuito de orientar a população sobre essa doença que muitas vezes se desenvolve silenciosamente, e mostrar a importância de realizar os exames de ultrassonografia e mamografia. A intenção é despertar um olhar diferenciado da sociedade como um todo”, explica.

Ainda no mesmo dia, os pacientes do Posto de Saúde Adolfo Lutz, no Pacheco, também participaram de atividades em alusão ao mês da luta contra o câncer de mama. Uma equipe da unidade realizou palestras explicando sobre o movimento Outubro Rosa, celebrado anualmente desde os anos 90, e compartilharam informações da doença e a importância da prevenção.

São Gonçalo, 31/10/2019

Autor: Raquel Muniz