Semimd promove palestra em alusão ao Outubro Rosa

Dando continuidade à programação de atividades do Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, através da Subsecretaria da Mulher, realizou nesta quarta-feira (30), uma palestra sobre o câncer de mama e autoestima para os usuários do Centro de Referência, no Jardim Catarina.

A atividade contou com a participação da enfermeira gerontóloga e mestre em Ciência do Cuidado, Fernanda Figueiredo, que ministrou uma palestra sobre a prevenção da doença e os direitos da saúde da mulher, além de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

"Cuidar da saúde vai além de procurar os serviços de saúde quando está doente. Nesse sentido, o Outubro Rosa traz esse enfoque, porém é importante ressaltar que todos os dias devemos ficar atentos a nossa saúde. O câncer de mama continua crescendo entre as mulheres, mas também não podemos descartar os homens. O autoexame das mamas é o primeiro passo para identificar as alterações e, assim, buscar o atendimento. É fundamental que tenhamos consciência que o autoexame não isenta a realização dos demais métodos diagnósticos. Praticar atividades físicas, mudar os hábitos alimentares e cercar-se de bons hábitos fazem a diferença", explica Fernanda.

Durante a roda de conversa, o grupo de usuários participou da dinâmica do espelho, que consistiu num momento de reflexão sobre autoestima, que é considerada a maior arma na luta contra o câncer de mama.

"Promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença, e também proporcionar as mulheres gonçalenses maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, é contribuir para a redução de mortalidade. Que a prevenção não fique somente em um mês, mas ao longo do ano", afirma Andréa Machado, subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher.

São Gonçalo, 31/10/2019

Autor: Luciana Pimentel