Prefeitura realiza ação de retirada e replantio de palmeiras

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Subsecretaria Municipal de Parques e Jardins estão realizando uma ação conjunta de retirada e supressão de palmeiras em diversas ruas do município. A ação consiste na retirada das palmeiras e o replantio delas em locais com acessibilidade e que não prejudiquem o espaço público. Ao todo, mais de 100 palmeiras estão sendo replantadas.

A medida teve como princípio um inquérito realizado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre a má colocação das palmeiras, prejudicando a acessibilidade da população por estarem implantadas em ruas estreitas, próximas a postes de iluminação e a fios de alta tensão.

“As gestões anteriores não fizeram um planejamento ao implantarem essas palmeiras na cidade. Para fazer uma arborização adequada, deve haver um diagnóstico das árvores a serem colocadas e em quais lugares. Essas palmeiras são de um vegetal caro e da própria Mata Atlântica, não são exóticas. Portanto, agora estamos adequando para atender a demanda do MPRJ e realizar um reordenamento dessas árvores, preservando a natureza de São Gonçalo. É um trabalho demorado porque são mais de 100 palmeiras e elas devem ser replantadas quase na mesma hora, já que são retiradas junto com as raízes. Entretanto, os benefícios para o município serão enormes”, declara o biólogo e subsecretário de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Glaucio Brandão.

Primeiramente, a ação está sendo realizada na Rua Salvatori, desde a altura da sede da Prefeitura Municipal de São Gonçalo até o supermercado Makro, no Colubandê. Após, equipes irão atuar em outras ruas do município. Já o replantio está sendo realizado na horta da própria sede da Subsecretaria de Parques e Jardins, bem como outras localidades do município analisadas e com a disponibilidade adequada.

São Gonçalo, 01/11/2019

Autor: Raquel Muniz