São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

São Gonçalo terá evento artístico-literário no Lavourão


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), localizado no bairro Estrela do Norte, sediará a 1ª Feira Integrada de São Gonçalo (FISG). A organização do evento se dá através da união da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), Rede Pública Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São Gonçalo, Fundação de Artes de São Gonçalo, rede privada de ensino e a sociedade civil. A participação é gratuita.

Personalidades como Altay Veloso, Helter Barcellos e Geraldo Lemos serão homenageados. O evento estará reunindo o que há de melhor entre músicos, artistas plásticos, autores, palestrantes, representantes da gastronomia, além de estudantes e professores. Durante os dois dias, de 9h às 20h, acontecerão atividades simultâneas no Lavourão, na área coberta da entrada principal, sala de vidro, sala multimeios e loninha cultural.

"A FISG é uma proposta que veio da sociedade civil, dos autores e todos os envolvidos na realização do evento. Foi uma mobilização muito grande para dar visibilidade aos artistas de São Gonçalo em várias vertentes e estou muito feliz por ver tudo isso acontecendo, foi um número muito de grande de inscrições, que só vem reforçar que a cidade produz arte em todos os sentidos e precisam de um canal para expor suas criações. Estamos atingindo a meta da Feira que é dar visibilidade a este segmento artístico e aproximar todos os atores da literatura, artesanato, da música, artes plásticas, entre outros, dos alunos e a comunidade em geral que precisa desse encontro cultural", disse Marta Ritter, coordenadora geral da subsecretaria de Ações Pedagógicas.

A programação terá apresentações de danças, orquestra, coral, diversos autores, lançamento e venda de livros, exposições fotográficas, artes plásticas, quadrinhos, mostra de trabalhos de estudantes, sarau, chá literário, contação de histórias, recreação e teatro. Contará ainda com diversas tendas representando movimentos atuantes em São Gonçalo. Haverá ainda homenagens a Helter Barcellos e Geraldo Lemos, no dia 8, e Altay Veloso, no dia 9.

Durante a Feira Integrada serão realizadas palestras sobre literatura, educação, patrimônio de São Gonçalo, folia de reis, pedofilia, afrocentricidade, cordel e crônicas, entre outros temas. Também o público terá a sua disposição barracas de artesanato e comidas típicas, Clube do Leitor e Diário da Poesia. Nas atividades realizadas na loninha e durante o sarau, o microfone ficará aberto aos poetas e autores, mesmo que não estejam inscritos oficialmente no evento, para que mostrem seus trabalhos.

"O objetivo da FISG é investir em ações educativas e culturais, dando visibilidade aos artistas da cidade e aproximando estudantes e comunidade das produções artísticas realizadas no município", ressalta Gisele Herdy Dutra, subsecretária de Ações Pedagógicas.

A Semed reservou espaço dedicado aos professores da Rede Pública Municipal, que são autores e contadores de histórias. A Secretaria de Educação do Estado levará professores e grupo de estudantes das escolas vencedoras da Mostra de Talentos do Rio de Janeiro para expor seus trabalhos.

"A FISG nasceu com o objetivo de dar espaço e voz aos autores e que ficou pequeno diante da grandeza do número de escritores que São Gonçalo abriga. Minha caminhada como autora começou quando conheci o Diário da Poesia, que também marca presença no evento, e foi quando participei da antologia "Diário em Poemas", junto com outros autores. Na Bienal do Livro deste ano lançamos o Fanzine Ser Mente e mais recentemente foi lançado o livro Almas, Prosas e Versos, todos sendo coletâneas. Sempre gostei de escrever as coisas do dia a dia, da natureza e com 14 anos, na morte do Ayrton Senna, escrevi um acróstico com as iniciais de "Ayrton Senna da Silva e do Brasil" e ali comecei a escrever e guardar em gavetas. Penso em colocar todo esse material em um livro autoral. Quero destacar que consegui a participação no Diário da Poesia através da minha filha, Rebeca Carvalho, que tem 10 anos de idade, pois eles fazem um trabalho itinerante nas escolas e a minha filha decidiu participar escrevendo. Isso deu visibilidade ao seu trabalho e minha filha começou a escrever e não parou mais e, hoje, estamos aqui neste evento e esperamos que muitos outros aconteçam", finalizou Lígia Helena de Carvalho, 39 anos, autora.

"Comecei a me interessar por artesanato aos doze anos de idade, sou autodidata e não gosto de copiar, busco inspiração na internet e até os dias de hoje amo realizar este trabalho, que além de tudo serve com higiene mental e terapia. Vejo e destaco a participação na Feira Integrada como uma vitrine para mostrar o nosso trabalho, pois não sou somente eu a participar, tem diversos artistas que estão apresentando suas criações e tudo isso registra a grandiosidade da nossa cidade e eventos desta natureza só acrescentam mais divulgação aos nossos trabalhos", declarou Rosângela Alcântara Soares, 58 anos, artesã.

O Centro Cultural Joaquim Lavoura fica na Avenida Kennedy nº 721 - Estrela do Norte - SG.

São Gonçalo, 04/11/2019

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1748

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura garante entrega de kit merenda para 47 mil estudantes;

Prefeitura oferece nova data para quem não conseguiu receber o kit merenda escolar;

Entrega de kit merenda escolar continua no Estephania de Carvalho;

São Gonçalo entrega kit merenda para alunos de 150 unidades de ensino;

Prefeitura realiza mais um dia de entrega do kit merenda ;

Estudantes de São Gonçalo recebem kit merenda escolar;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min