Projeto da APA do Engenho Pequeno realiza plantio de mudas em escolas do município

A Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno (APA) está com um novo projeto nas escolas de todo o município de São Gonçalo. Com o nome “Verdejando na Escola”, a atividade tem como objetivo fazer uma integração entre os alunos e a importância da preservação do meio ambiente, onde representantes da APA levam diversas espécies de mudas nativas do local para plantarem nas unidades de ensino. Na última semana, alunos do Colégio Municipal Ernani Faria, em Neves, participaram da ação plantando cerca de 30 espécies de plantas.

“Esse projeto é importante para apresentarmos aos jovens como realizar uma preservação do meio ambiente e cuidado com as plantas e os animais. Queremos trazer a eles como o meio ambiente é essencial para nossa vida desde novos, para no futuro se tornarem adultos protetores. O plantio vai ser essencial para eles verem que é fácil e que quanto mais árvores, melhor respiramos e vivemos. Temos um cronograma para atender muitas outras escolas, trazendo o desenvolvimento dos jovens gonçalenses com uma educação ambiental consciente”, explica Luciane Marinho, gestora da APA do Engenho Pequeno.

A atividade contou com alunos do ensino fundamental I e II da unidade que aprenderam como cuidar das plantas e colocaram a mão na terra fazendo todo o plantio. Algumas das espécies plantadas foram a sibipiruna, o ipê-amarelo e as castanheiras. Além das mudas, a APA levou diversas amostras da fauna, dentre elas: cobras, lagartos e gambás, com o intuito de apresentar um conhecimento mais aprofundado dessas espécies.

Para quem quiser conhecer a APA do Engenho Pequeno, ela está localizada na Rua Acácio Raposo, no Engenho Pequeno, com o horário de funcionamento de 7h às 16h, diariamente. A área de proteção ambiental conta com trilhas guiadas, visitação ao laboratório da fauna e flora, aulas de educação ambiental ao ar livre e outras atividades. As visitas nos finais de semana acontecem somente com agendamento prévio na própria APA ou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

São Gonçalo, 06/11/2019

Autor: Raquel Muniz