São Gonçalo participa da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro

A convite da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar, São Gonçalo participou da 12ª Conferência Estadual de Assistência Social, nesta quarta-feira (6), no Hotel Windsor, no Centro do Rio. A cidade foi representada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves.

“A Conferência é um momento que oportuniza discussões, indica representatividade e formula propostas para pensarmos políticas públicas para a Assistência Social”, afirma Luciana.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”, o evento contou com a participação de 480 delegados, entre profissionais da assistência, usuários, representantes do governo e sociedade civil dos 75 municípios que realizaram suas conferências ao longo do ano. O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Gonçalo, André Emerik, também participou do evento e falou importância do diálogo com a rede.

“A participação de São Gonçalo na Conferência Estadual é de extrema importância porque permite o diálogo entre a sociedade civil e governo, através da participação na elaboração de políticas públicas. É preciso falar, é preciso ter voz. Os encontros dão voz às demandas do município e esse processo ajuda na ampliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, ressalta André.

Com o objetivo de discutir as políticas públicas voltadas para a assistência, a Conferência contou com a palestra magna conduzida pela professora, doutora e mestre em Serviço Social, Sindley Chahum de Avellar, que destacou os principais desafios da assistência social no atual cenário econômico do país.

Ao final da Conferência, a partir das principais deliberações das conferências municipais, foi elaborado um documento com as diretrizes para o Plano Estadual de Assistência, e foram eleitos os 22 delegados do Estado que representarão o Rio de Janeiro na Conferência Nacional, que será realizada nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília.

São Gonçalo, 07/11/2019

Fonte: SMDS