São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prefeitura realiza capacitação para profissionais da Saúde junto ao Instituto Nacional de Câncer


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
"Cerca de 80% das crianças que têm suspeita precoce do câncer evoluem para alta com cura. A suspeita precoce através da Atenção Básica está muito relacionada à cura!", afirmou a enfermeira e docente do Instituto Desiderata, Ana Paula Alves Gregório, quem realizou nesta quinta-feira (7) uma capacitação com a rede da Secretaria de Saúde de São Gonçalo. A formação, realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP), é uma ação conjunta do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Secretaria de Estado de Saúde, Prefeitura de São Gonçalo e Instituto Desiderata.

Ao todo, cinco turmas de profissionais da Atenção Básica foram capacitadas para avaliar casos suspeitos de câncer infanto juvenil. A capacitação é realizada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais do INCA; um profissional de referência e contra referência do município e uma enfermeira do Instituto. Nesta quinta turma, estiveram presentes enfermeiros, médicos, dentistas, agentes comunitários, coordenadores e técnicos de enfermagem.

"A evolução do câncer infanto juvenil é muito mais acelerada do que no adulto. Por isso é fundamental que os profissionais tenham esse olhar sensibilizado. Essa formação em parceria com o Instituto, o Inca e o Governo Estadual é muito importante pois estamos capacitando os profissionais atuantes no primeiro atendimento. Ter um olhar sensível a uma possível suspeita pode salvar uma vida!", afirmou Thatiana Mattos, coordenadora do NEP.

Diferente do câncer do adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente possuem melhor resposta aos tratamentos atuais. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático). No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

O Instituto Desiderata atua há 16 anos na melhoria da saúde pública de crianças e adolescentes no Rio de Janeiro. Para a enfermeira Ana Paula Alves Gregório, quem realizou a formação de hoje, um olhar diferenciado e capacitado pode fazer toda a diferença.

"Quanto mais rápido uma criança ou adolescente acessar o tratamento, maior será a certeza que ela vai ter uma vida com qualidade. Para além da capacitação, os profissionais são sensibilizados a pensar no tema do cuidado com o outro. Isso é também uma forma de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) como política pública. Cada um deles vai sair daqui com um olhar diferenciado e compartilhando o aprendizado!", ressaltou.

São Gonçalo, 07/11/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Número de acesso(s) : 1060

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min