São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Escolas municipais de São Gonçalo participam do hasteamento da Bandeira na Câmara Municipal


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
O Dia da Bandeira Nacional foi comemorado em cerimônia realizada pela Câmara Municipal de São Gonçalo, nesta terça-feira (19), com execução do Hino Nacional e o Hino da Bandeira. O evento contou com participação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e de alunos das escolas municipais São Miguel e Padre Cipriano Douma.

O principal objetivo do evento foi de enaltecer o civismo e cultuar os símbolos nacionais, os valores e as tradições, para que os alunos coloquem em prática o amor à pátria. Também participaram da solenidade militares da 2ª Circunscrição do Serviço Militar do Forte de Gragoatá e integrantes da Guarda Municipal, através da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

"O hasteamento da Bandeira Nacional é uma solenidade feita todos os anos pontualmente ao meio-dia. É um protocolo estabelecido pelas forças armadas queimar as bandeiras que estão inutilizadas por ficarem no pátio durante todo o ano, pois jogá-las no lixo seria um desrespeito à pátria. Logo depois, coloca-se a nova bandeira e os militares prestam continência ao símbolo hasteado", explicou o 2º sargento Ricardo Oliveira Silva.

Diney Marins, presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância do evento. "É um momento único e ímpar a realização do hasteamento da Bandeira Nacional, que traz para cada um de nós o amor à pátria, com disciplina e hierarquia, que são por demais valiosos para o crescimento de um país", declarou o vereador e também presidente da Câmara.

"É um momento solene que estamos realizando com o hasteamento da Bandeira Nacional. Ter nossos alunos participando deste ato cívico de certa forma estimula na formação de cada um deles o amor aos símbolos nacionais e o amor à pátria", afirmou Gisele Herdy Dutra, subsecretária de Ações Pedagógicas.

Estiveram presentes ao evento o vereador Professor Paulo; Fernando Peres, subsecretário de Planejamento Educacional; e Marco Rodrigues, diretor geral da Câmara Municipal.

História

A atual bandeira brasileira foi criada por um decreto no dia 19 de novembro de 1889, concebida por Raimundo Teixeira Mendes, e sua criação foi uma consequência direta da Proclamação da República, realizada cinco dias antes. A bandeira é um dos símbolos máximos de uma nação, aquele que mais fica em evidência, que representa efetivamente o país. As constelações que estão na bandeira correspondem ao aspecto do céu da cidade do Rio de Janeiro, às 20h30m, no dia da Proclamação da República, 15 de novembro de 1889.

São Gonçalo, 19/11/2019

Fonte: Semed

Autor: Roberto Carneiro

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 1088

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura garante entrega de kit merenda para 47 mil estudantes;

Prefeitura oferece nova data para quem não conseguiu receber o kit merenda escolar;

Entrega de kit merenda escolar continua no Estephania de Carvalho;

São Gonçalo entrega kit merenda para alunos de 150 unidades de ensino;

Prefeitura realiza mais um dia de entrega do kit merenda ;

Estudantes de São Gonçalo recebem kit merenda escolar;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min