Escolas municipais de São Gonçalo participam do hasteamento da Bandeira na Câmara Municipal

O Dia da Bandeira Nacional foi comemorado em cerimônia realizada pela Câmara Municipal de São Gonçalo, nesta terça-feira (19), com execução do Hino Nacional e o Hino da Bandeira. O evento contou com participação da Orquestra Municipal de São Gonçalo e de alunos das escolas municipais São Miguel e Padre Cipriano Douma.

O principal objetivo do evento foi de enaltecer o civismo e cultuar os símbolos nacionais, os valores e as tradições, para que os alunos coloquem em prática o amor à pátria. Também participaram da solenidade militares da 2ª Circunscrição do Serviço Militar do Forte de Gragoatá e integrantes da Guarda Municipal, através da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

"O hasteamento da Bandeira Nacional é uma solenidade feita todos os anos pontualmente ao meio-dia. É um protocolo estabelecido pelas forças armadas queimar as bandeiras que estão inutilizadas por ficarem no pátio durante todo o ano, pois jogá-las no lixo seria um desrespeito à pátria. Logo depois, coloca-se a nova bandeira e os militares prestam continência ao símbolo hasteado", explicou o 2º sargento Ricardo Oliveira Silva.

Diney Marins, presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância do evento. "É um momento único e ímpar a realização do hasteamento da Bandeira Nacional, que traz para cada um de nós o amor à pátria, com disciplina e hierarquia, que são por demais valiosos para o crescimento de um país", declarou o vereador e também presidente da Câmara.

"É um momento solene que estamos realizando com o hasteamento da Bandeira Nacional. Ter nossos alunos participando deste ato cívico de certa forma estimula na formação de cada um deles o amor aos símbolos nacionais e o amor à pátria", afirmou Gisele Herdy Dutra, subsecretária de Ações Pedagógicas.

Estiveram presentes ao evento o vereador Professor Paulo; Fernando Peres, subsecretário de Planejamento Educacional; e Marco Rodrigues, diretor geral da Câmara Municipal.

História

A atual bandeira brasileira foi criada por um decreto no dia 19 de novembro de 1889, concebida por Raimundo Teixeira Mendes, e sua criação foi uma consequência direta da Proclamação da República, realizada cinco dias antes. A bandeira é um dos símbolos máximos de uma nação, aquele que mais fica em evidência, que representa efetivamente o país. As constelações que estão na bandeira correspondem ao aspecto do céu da cidade do Rio de Janeiro, às 20h30m, no dia da Proclamação da República, 15 de novembro de 1889.

São Gonçalo, 19/11/2019

Fonte: Semed