SMDS realiza ação de troca de experiência entre coordenadores dos CRAS municipais

Nesta terça-feira (19), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoveu um dia de amostra das atividades desempenhadas em todos os Centros de Referência e Assistência Social do município (CRAS). O evento, que ocorreu a partir das 14h, no Centro Cultural Joaquim Lavoura (Lavourão), teve como objetivo fazer uma troca de experiências com todos os funcionários das unidades e valorizar o trabalho de cada equipe, incentivando melhorias nos serviços com a população.

"É importante realizar encontros desse estilo para valorizar o trabalho de cada coordenador, técnicos e toda a equipe. Queremos mudar a vida das pessoas e isso apenas é possível com uma troca de experiências e um trabalho em conjunto. Nós crescemos muito com essa troca de informações. Fazemos reuniões semanais e, também, estamos com um cronograma de fazer duas ações sociais por mês, onde detectamos o que é preciso de acordo com cada região e levamos uma equipe com a disponibilização dos serviços. Tudo isso é obra de muito esforço e qualidade das nossas equipes", declara Luciana Alves, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Durante o evento, representante dos CRAS Neves, Venda da Cruz, Alcântara, Rio do Ouro e Santa Luzia fizeram uma apresentação das experiências positivas nesse ano de 2019, visando repassar e incentivar novas ideias nas outras unidades. Assuntos como: oficinas realizadas, parcerias com empresas, grupos de convivência, grupos de acolhimento, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCVF) e Acessuas Trabalho foram alguns dos demonstrados pelas coordenações.

A subsecretária de Proteção Social Básica e responsável pela atividade, Sandra Valéria Britto, afirma que é importante todos conhecerem o trabalho do outro para trazer melhorias no atendimento da população em geral. “Essa atividade é uma espécie de imersão do trabalho efetuado pelas equipes dos 15 CRAS do município. Separamos algumas unidades onde explicaram os serviços que disponibilizam e realizam diariamente com a população, destacando os serviços de convivência, as parcerias, os grupos de acolhimento e diversas outras atividades. Ainda discutimos questões internas de forma que todos trabalhem na mesma linguagem, beneficiando estritamente seu público-alvo e toda a secretaria”, explica Sandra Valeria Britto, subsecretária de Proteção Social Básica.

São Gonçalo, 19/11/2019

Autor: Raquel Muniz