Ônibus Lilás estaciona em Alcântara e atrai centenas de pessoas

O Ônibus Lilás estacionou em Alcântara nesta quinta-feira (21) e atraiu centenas de pessoas que aproveitaram a ocasião para participar dos serviços especializados oferecidos pela Rede de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência. O evento em alusão ao Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, celebrado no dia 25, é uma parceria da Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

“A escolha pelo Centro de Alcântara foi estratégica porque fica acessível para a população dos diversos bairros de São Gonçalo e dos municípios vizinhos. O evento foi realizado com sucesso e o nosso objetivo foi alcançado”, afirmou a secretária de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência, Marta Maria Figueiredo.

Durante a ação foram ofertados os seguintes serviços: isenção para 2ª via de RG; isenção para 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento ou Óbito; isenção para averbação em certidões; declaração de hipossuficiência; isenção para Celebração de Casamento; isenção para União Estável e busca para certidões de outros estados. A equipe da Secretaria de Saúde também esteve presente e vacinação para hepatite B e tríplice viral.

Morador de Alcântara, João Muniz da Silva, de 78 anos, chegou às 6h da manhã na fila para garantir a senha para conseguir a isenção da certidão de União Estável. “Minha noiva ficou sabendo do Ônibus Lilás através do whatsapp. Acordamos bem cedo e viemos garantir nossa senha. Queremos casar logo e conseguir a isenção da certidão será um ganho para nós”, contou João.

Com o objetivo de sensibilizar, compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em nosso município, a ação contou com a presença de uma equipe multidisciplinar com psicólogas e assistentes sociais, que atenderam as vitimas de violência em uma sala reservada dentro do veículo. A superintendente estadual de violência contra a mulher, Patrícia Xavier, falou sobre a importância de promover essas ações nos municípios do Rio.

“É através de ações como o Ônibus Lilás que conseguimos ver a realidade de cada município. A partir das conversas com gestores, dos trabalhos em parceria com as prefeituras que fica possível verificar as reais demandas de cada cidade”, explicou Patrícia.

A campanha pelo fim da violência contra a mulher se inicia mundialmente no dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

“Concluímos a nossa ação em parceria com o Governo do Estado com sucesso. Todas as senhas distribuídas foram atendidas e, diante da grande demanda, estamos programando futuras ações para atender a nossa população”, garantiu Andréa Machado, subsecretária de Políticas para Mulheres.

São Gonçalo, 21/11/2019

Autor: Luciana Pimentel