São Gonçalo, 27

de Junho de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Projeto sobre descarte correto de óleo de cozinha chega ao Centro


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
O projeto "Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente" realizou mais uma ação de orientação sobre o descarte correto do óleo de cozinha. Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o evento ocorreu nesta sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça Doutor Luiz Palmier, no Rôdo. Durante o dia, as responsáveis pelo projeto orientaram sobre os benefícios da reutilização do óleo para a transformação em sabão ecológico.

“Um dos produtos domésticos mais danosos ao meio ambiente é o óleo de cozinha usado. Então, devemos nos preocupar que transformar esse óleo em sabão é a melhor forma de não prejudicar o meio ambiente e nosso próprio cotidiano. Logo, é necessário fazer ações desse estilo para que a população compreenda que o descarte não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da água. Já tem mais de 150 famílias cadastradas que fazem a troca com a secretaria do óleo pelo sabão e nosso objetivo é atingir o máximo de pessoas possível”, declara José Rafael de Abreu, secretário municipal de Meio Ambiente.

Durante a atividade, as responsáveis pelo projeto, realizado através da Semma, abordaram as pessoas na rua para transmitir a importância do descarte correto do óleo e os benefícios da reutilização dele. Além de distribuírem a receita de como realizar a transformação do óleo no sabão e e entrega de pequenas amostras.

“Esse é um evento para conscientizar as pessoas que o óleo de cozinha usado diariamente pode ser reutilizado de outra forma. A maioria das pessoas faz o descarte incorretamente, então viemos aqui para mostrar que o óleo pode ser transformado em sabão e como realizar esse feito. O sabão utilizado é eficiente para limpar inox, fogão, chão, limpar a casa. Não é recomendado a utilização do sabão para higiene ou lavagem de roupas. Então, vamos conscientizar, vamos proteger nosso meio ambiente, porque hoje são os animais que são prejudicados com o descarte incorreto, amanhã seremos nós. Então devemos fazer essa preservação do meio ambiente”, explicam Lucimar dos Santos, Janaína da Silva e Andréa de Morais, responsáveis pelo projeto.

O projeto "Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente” existe há três anos no município e possui um canal de contato com a população para recolher o óleo usado e o transformar em sabão ecológico. A cada garrafa pet entregue são revertidos dois potes de sabão. Desde a criação até o momento, quase oito mil litros de óleo usado foram recolhidos pelo programa.

As pessoas que se interessarem em conhecer o projeto e/ou descartar o óleo utilizado em casa, podem entrar em contato através do Whatsapp pelos números (21) 97586-8305 / (21) 99601-7666.

São Gonçalo, 22/11/2019

Fonte: Ascom

Autor: Aaron Cesar

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 6528

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura aumenta ICMS Verde e lança obra em APA no dia do Meio Ambiente;

São Gonçalo terá nova APA em Maria Paula;

Secretaria de Meio Ambiente recebe denúncias de ilícitos ambientais;

Prefeitura de São Gonçalo localiza lixo hospitalar sendo despejado irregularmente em terreno;

E-Lixo Zero incentiva descarte consciente de resíduos eletrônicos;

Trilhas da APA recebem placas de sinalização;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min