de Junho de 2022

Projeto sobre descarte correto de óleo de cozinha chega ao Centro

O projeto "Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente" realizou mais uma ação de orientação sobre o descarte correto do óleo de cozinha. Promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o evento ocorreu nesta sexta-feira (22), das 9h às 17h, na Praça Doutor Luiz Palmier, no Rôdo. Durante o dia, as responsáveis pelo projeto orientaram sobre os benefícios da reutilização do óleo para a transformação em sabão ecológico.

“Um dos produtos domésticos mais danosos ao meio ambiente é o óleo de cozinha usado. Então, devemos nos preocupar que transformar esse óleo em sabão é a melhor forma de não prejudicar o meio ambiente e nosso próprio cotidiano. Logo, é necessário fazer ações desse estilo para que a população compreenda que o descarte não deve ser feito no ralo da pia, no vaso sanitário e nem com o lixo orgânico, pois esses destinos incorretos levam à contaminação do solo e da água. Já tem mais de 150 famílias cadastradas que fazem a troca com a secretaria do óleo pelo sabão e nosso objetivo é atingir o máximo de pessoas possível”, declara José Rafael de Abreu, secretário municipal de Meio Ambiente.

Durante a atividade, as responsáveis pelo projeto, realizado através da Semma, abordaram as pessoas na rua para transmitir a importância do descarte correto do óleo e os benefícios da reutilização dele. Além de distribuírem a receita de como realizar a transformação do óleo no sabão e e entrega de pequenas amostras.

“Esse é um evento para conscientizar as pessoas que o óleo de cozinha usado diariamente pode ser reutilizado de outra forma. A maioria das pessoas faz o descarte incorretamente, então viemos aqui para mostrar que o óleo pode ser transformado em sabão e como realizar esse feito. O sabão utilizado é eficiente para limpar inox, fogão, chão, limpar a casa. Não é recomendado a utilização do sabão para higiene ou lavagem de roupas. Então, vamos conscientizar, vamos proteger nosso meio ambiente, porque hoje são os animais que são prejudicados com o descarte incorreto, amanhã seremos nós. Então devemos fazer essa preservação do meio ambiente”, explicam Lucimar dos Santos, Janaína da Silva e Andréa de Morais, responsáveis pelo projeto.

O projeto "Conscientização da Despoluição do Meio Ambiente” existe há três anos no município e possui um canal de contato com a população para recolher o óleo usado e o transformar em sabão ecológico. A cada garrafa pet entregue são revertidos dois potes de sabão. Desde a criação até o momento, quase oito mil litros de óleo usado foram recolhidos pelo programa.

As pessoas que se interessarem em conhecer o projeto e/ou descartar o óleo utilizado em casa, podem entrar em contato através do Whatsapp pelos números (21) 97586-8305 / (21) 99601-7666.

São Gonçalo, 22/11/2019

Autor: Aaron Cesar