de Junho de 2022

Educação inaugura Exposição 440 Olhares em São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Educação inaugurou, nesta sexta-feira (22), a Exposição 440 Olhares. A mostra foi organizada através da Linha de Ação de Arte e Educação da Coordenação de Projetos, da Subsecretaria de Ações Pedagógicas, e o evento aconteceu na própria sede da Secretaria, no Mutondo. A exposição fica aberta ao público até o dia 20 de dezembro.

A Exposição "440 Olhares em São Gonçalo" é o resultado de um processo criativo vivenciado no projeto Click Sustentável entre os anos 2017 e 2019 por profissionais da Educação e alunos da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo. Tudo isso a partir do reconhecimento do lugar de vivência, formas e contornos, linhas e cores, luzes e sombras, harmonia e desequilíbrio ganham uma estética que convida a uma reflexão subjetiva e possibilita a criar uma nova mentalidade crítica acerca da sociedade em que se vive.

"Precisamos recordar 6 de abril de 1579, que nos remete a comemorar 440 anos da fundação de São Gonçalo, onde a Secretaria Municipal de Educação trouxe 2019 como ano temático, fazendo valer a memória deste importante marco, e hoje temos a certeza que todas as nossas escolas e a nossa sociedade sabem a verdadeira idade do município. Desde o dia 6 de abril, tivemos vários festejos em alusão à data, ao longo do ano letivo todas as unidades escolares desenvolveram atividades alusivas ao aniversário de fundação, com palestras de escritores gonçalenses, exposições, peças teatrais e trabalhos em sala de aula. A exposição "440 Olhares em São Gonçalo", que é um belíssimo trabalho, vem fechar com chave de ouro o trabalho desenvolvido ao longo do ano temático. Quero convidar toda comunidade para visitar a exposição e parabenizar toda equipe pedagógica, todos os professores e escolas, alunos e pais e responsáveis pelo sucesso do evento", declarou Marcelo Azeredo, secretário municipal de Educação.

"A exposição 440 Olhares em São Gonçalo expressa e valoriza atividades e proporciona construção de conceitos mais do que o objetivo artístico. A intenção é reaproveitar tudo o que somos para que a partir das obras expostas refletirmos, mais do que contemplarmos. Essa é a sustentabilidade que a exposição nos inspira, ou seja, sermos mais reflexivos no dia a dia da cidade, como um lugar de muitos olhares, e que precisa ser cuidado, pois como nós, vive e pulsa. Precisamos nos permitir um olhar diferente, olhar além", falou Ana Sobral, coordenadora da Linha de Ação de Arte Educação de Projetos, da Subsecretaria de Ações Pedagógicas.

Para a estudante do 5º anos do 1º segmento da E. M. Raul Veiga, Yasmin Vale, 13 anos, é muito importante participar da exposição. "Foi muito legal e interessante fazer parte da exposição, pois dá a possibilidade de expressar o nosso pensamento através da pintura e assim colaborar para uma cidade com melhor qualidade de vida para todos", afirmou a estudante.

Marcely dos Santos, 11 anos, estudante do 5º ano do 1º segmento da E. M. Raul Veiga, declara:"Fiquei muito feliz em ter meu trabalho escolhido para a exposição, gosto muito de desenhar, meus pais me incentivam sempre e espero poder contribuir através da minha pintura um momento de reflexão nas pessoas que irão visitar a exposição", disse a aluna.

Cabe destacar a produção das escolas municipais Alberto Torres, Paulo Freire, Joaquim Lavoura, Paulo Roberto Macedo Amaral, Coronel Amarante, CIEP 250 -Rosendo Rica Marco, CIEP 411 - Dr. Armando Leão Ferreira, Pastor Ricardo Parise, Irene Barbosa Ornelas, Salgado Filho, Dias Gomes, Ronald de Souza, Roberto Silveira, Elpídio dos Santos, Lúcio Thomé Feteira, Ernani Faria, Jardim de Infância Menino Jesus, Castelo Branco e Castelinho, Valéria de Matos, São Miguel, Evadyr Molina, Nice Mendonça, Tom Jobim, Mentor Couto, São Miguel, Monsenhor Albuquerque, Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, CIEP 125 - Paulo Roberto Macedo Amaral, Leda Vargas, Luiz Gonzaga, Raul Veiga e UMEI Margarida Maria e todas a edições da proposta Acolher e Cuidar

Serviço:

Exposição 440 Olhares em SG