de Agosto de 2022

EMAT realiza Show de Talentos, Ação Social e faz visita à Câmara Municipal

O final de semana foi agitado na Escola Municipal Alberto Torres (EMAT), localizada no bairro Mutondo. No último dia 22 (sexta-feira) aconteceu o Show de Talentos e no sábado (23), uma Ação Social, que ofereceu a todos aplicação de flúor, aferição de pressão e glicose e agendamentos de exames laboratoriais. Como se não bastasse, a semana começou com a visita dos alunos da turma 901 à Câmara Municipal de São Gonçalo, nesta segunda-feira (25).

Na sexta, o Show de Talentos teve como objetivo estimular a habilidade cultural e artística, promovendo a integração entre alunos, professores e funcionários, valorizando a criatividade e o talento por meio da arte, como demonstrado pelos alunos, com apresentação de músicas, inclusive de um grupo tocando gaita de fole, que é originária da Escócia e contagiou o público presente. Ainda teve desenhos, dança, dublagem, teatro, declamação de poesias, entre outras atividades artísticas.

Já a Ação Social ofereceu diversos serviços na área de saúde e também de entretenimento, não só para as crianças, mas também para os pais e responsáveis. Os moradores da região receberam orientações e informações sobre diversos serviços que possibilitam exercer uma cidadania com melhor qualidade.

Enquanto nesta segunda, a finalidade da visita à Câmara Municipal foi de levar os estudantes para conhecerem a legislação do município de São Gonçalo. Os alunos aprenderam que a Câmara é o órgão legislativo municipal. É ela que trabalha na formulação das leis municipais, na aprovação ou veto das ações que a prefeitura deseja fazer. Além disso, cabe a ela fiscalizar as receitas e despesas do município.

A escola, como um dos principais equipamentos sociais, tem sido desafiada cotidianamente em articular o conhecimento que é trabalhado no contexto escolar com a realidade social do aluno, ou seja, seus problemas e necessidades sociais. Neste sentido, se torna fundamental que a escola conheça a realidade social dos alunos, podendo também encurtar a distância que a separa do universo familiar. Desta forma, a inserção da Ação Social na escola deve contribuir com atitudes que tornem a Educação como uma prática de inclusão social.

"A atividade deste final de semana promoveu uma confraternização entre a comunidade escolar, familiares e a sociedade. Durante todo o período vespertino foram realizadas ações com segmentos da sociedade", declarou a diretora do EMAT, Rossana Peyrek, que ainda completa: "Os projetos para fortalecer a presença dos pais e familiares na escola tem alcançado bons resultados. Esse trabalho tem promovido melhorias no acompanhamento dos alunos e aumentado o desempenho dos estudantes. Aproveito para parabenizar toda equipe da EMAT, que sempre se entrega de coração na realização dos eventos, vocês são nota mil", finalizou Rossana.

São Gonçalo, 25/11/2019

Fonte: Semed