Projeto "Saúde Bucal nas Creches" atende unidades de ensino em SG

O projeto Saúde Bucal nas Creches, que leva saúde bucal à Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, chegou nesta terça-feira (26) à Creche Municipal George Savalla Gomes, no Barro Vermelho. Os 150 alunos da unidade, que assiste do maternal 2 ao pré 2, aprenderam sobre a importância da escovação e hábitos de higiene pessoal com a equipe da Odontologia da Secretaria de Saúde.

"Nossa proposta é ampliar o serviço para todas as creches municipais. Sabemos que esse é um trabalho de extrema importância no desenvolvimento saudável das crianças. Nosso principal objetivo é acolher as pessoas e garantir que elas acessem os serviços. A falta de um tratamento dentário, entre tantas coisas, dificulta até mesmo a digestão. Falar que o cuidado com a saúde começa pela boca é uma grande verdade! Sabemos das dificuldades do nosso município, mas temos feito o nosso melhor para a população!", afirmou o dentista e subsecretário de Odontologia, Fernando Fadel.

A primeira unidade a receber o projeto foi a Escola Estadual Municipalizada Professora Maria da Glória Borges Leite, no Centro. Na unidade, com cerca de 90 alunos do Ensino Infantil, as equipes conseguiram zerar o número de casos de cárie nos alunos.

“Vir até esse espaço faz com que as crianças criem um vínculo afetivo com o profissional, que de forma lúdica pode ensinar a importância dos hábitos saudáveis. Com isso, esses ensinamentos vão ser repassados dentro da própria família. Quanto mais cedo eles iniciam esse processo de escovação, fluorterapia, é melhor. É uma forma preventiva de cuidado, e isso é um diferencial e torna a escovação um ato de importância para toda a família!", destaca Manuela Braga, coordenadora de Saúde Bucal do município.

É brincando e ouvindo histórias que os pequenos aprendem com as equipes sobre a cárie e sua evolução, e como evitá-la. Os profissionais, com fantasias e toda uma dinâmica voltada para o público infantil, conseguem prender a atenção das crianças e respondem dúvidas enquanto cuidam da escovação.

"Essa dinâmica é de extrema importância, o contato dos profissionais com eles é uma forma de desmistificar esse medo do médico, do dentista. As crianças adoraram e nós ficamos muito felizes. Além disso, eles ainda ganharam uma nova escova para realizar a higiene. Isso é algo grandioso, pois muitas famílias não possuem condições de comprar!", afirmou Maria Angélica, diretora da Creche Municipal George Savalla Gomes.

Odontologia em SG - A Secretaria de Saúde conta com mais de 90 equipes de saúde bucal prestando atendimento à população. O município conta com três consultórios de urgências odontológicas no Pronto Socorro central, UPA do Pacheco, e o recém inaugurado na UPA de Nova Cidade, com atendimento 24 horas. As unidades atuam nos casos de dor de dente, hemorragias, fraturas dentárias, abcessos periodontais e traumatismo.

Além disso, ainda existem os serviços especializados na Clínica Municipal do Barro Vermelho e no Hospital Luiz Palmier. Na Clínica, é realizado atendimento para cirurgia oral, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento para gengiva), estomatologia (diagnóstico de doenças na boca), e a equipe ainda conta com profissionais voltados para pessoas com deficiência. Já o Hospital oferta tratamento especializado para gestantes. E através do Programa Saúde Nas Escolas (PNE), o serviço odontológico alcança toda a rede educacional do município, atuando na prevenção e no ensino dos primeiros cuidados com a saúde bucal.

Recentemente, como forma de melhorar o atendimento, a Prefeitura realizou a aquisição de 19 autoclaves (material de esterilização instrumental), 13 compressores e 10 seladoras. E para ampliar os serviços, a previsão é de que nos próximos dias tenha início no Hospital Luiz Palmier o serviço de odontologia hospitalar, para pacientes internados no Centro de tratamento intensivo (CTI), e atendimento bucomaxilofacial, para pacientes que sofreram acidentes da face.

São Gonçalo, 26/11/2019

Autor: Thayná Alves