São Gonçalo, 21

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Projeto "Saúde Bucal nas Creches" atende unidades de ensino em SG


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
O projeto Saúde Bucal nas Creches, que leva saúde bucal à Rede Municipal de Educação de São Gonçalo, chegou nesta terça-feira (26) à Creche Municipal George Savalla Gomes, no Barro Vermelho. Os 150 alunos da unidade, que assiste do maternal 2 ao pré 2, aprenderam sobre a importância da escovação e hábitos de higiene pessoal com a equipe da Odontologia da Secretaria de Saúde.

"Nossa proposta é ampliar o serviço para todas as creches municipais. Sabemos que esse é um trabalho de extrema importância no desenvolvimento saudável das crianças. Nosso principal objetivo é acolher as pessoas e garantir que elas acessem os serviços. A falta de um tratamento dentário, entre tantas coisas, dificulta até mesmo a digestão. Falar que o cuidado com a saúde começa pela boca é uma grande verdade! Sabemos das dificuldades do nosso município, mas temos feito o nosso melhor para a população!", afirmou o dentista e subsecretário de Odontologia, Fernando Fadel.

A primeira unidade a receber o projeto foi a Escola Estadual Municipalizada Professora Maria da Glória Borges Leite, no Centro. Na unidade, com cerca de 90 alunos do Ensino Infantil, as equipes conseguiram zerar o número de casos de cárie nos alunos.

“Vir até esse espaço faz com que as crianças criem um vínculo afetivo com o profissional, que de forma lúdica pode ensinar a importância dos hábitos saudáveis. Com isso, esses ensinamentos vão ser repassados dentro da própria família. Quanto mais cedo eles iniciam esse processo de escovação, fluorterapia, é melhor. É uma forma preventiva de cuidado, e isso é um diferencial e torna a escovação um ato de importância para toda a família!", destaca Manuela Braga, coordenadora de Saúde Bucal do município.

É brincando e ouvindo histórias que os pequenos aprendem com as equipes sobre a cárie e sua evolução, e como evitá-la. Os profissionais, com fantasias e toda uma dinâmica voltada para o público infantil, conseguem prender a atenção das crianças e respondem dúvidas enquanto cuidam da escovação.

"Essa dinâmica é de extrema importância, o contato dos profissionais com eles é uma forma de desmistificar esse medo do médico, do dentista. As crianças adoraram e nós ficamos muito felizes. Além disso, eles ainda ganharam uma nova escova para realizar a higiene. Isso é algo grandioso, pois muitas famílias não possuem condições de comprar!", afirmou Maria Angélica, diretora da Creche Municipal George Savalla Gomes.

Odontologia em SG - A Secretaria de Saúde conta com mais de 90 equipes de saúde bucal prestando atendimento à população. O município conta com três consultórios de urgências odontológicas no Pronto Socorro central, UPA do Pacheco, e o recém inaugurado na UPA de Nova Cidade, com atendimento 24 horas. As unidades atuam nos casos de dor de dente, hemorragias, fraturas dentárias, abcessos periodontais e traumatismo.

Além disso, ainda existem os serviços especializados na Clínica Municipal do Barro Vermelho e no Hospital Luiz Palmier. Na Clínica, é realizado atendimento para cirurgia oral, endodontia (tratamento de canal), periodontia (tratamento para gengiva), estomatologia (diagnóstico de doenças na boca), e a equipe ainda conta com profissionais voltados para pessoas com deficiência. Já o Hospital oferta tratamento especializado para gestantes. E através do Programa Saúde Nas Escolas (PNE), o serviço odontológico alcança toda a rede educacional do município, atuando na prevenção e no ensino dos primeiros cuidados com a saúde bucal.

Recentemente, como forma de melhorar o atendimento, a Prefeitura realizou a aquisição de 19 autoclaves (material de esterilização instrumental), 13 compressores e 10 seladoras. E para ampliar os serviços, a previsão é de que nos próximos dias tenha início no Hospital Luiz Palmier o serviço de odontologia hospitalar, para pacientes internados no Centro de tratamento intensivo (CTI), e atendimento bucomaxilofacial, para pacientes que sofreram acidentes da face.

São Gonçalo, 26/11/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Foto: Lucas Alvarenga

Número de acesso(s) : 1152

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Boletim Coronavírus - 13/06/2020;

Boletim Coronavírus - 12/06/2020;

Boletim Coronavírus - 11/06/2020;

São Gonçalo autoriza reabertura de atividades comerciais respeitando protocolos ;

Boletim Coronavírus - 10/06/2020;

Hospital Franciscano também fará testagem para Covid-19;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min