Escola Municipal Aída Vieira homenageia escritor gonçalense Erick Bernardes

A Escola Municipal Professora Aída Vieira de Souza, localizada no bairro Jardim Catarina, realizou no último sábado (23), a culminância do Projeto de Leitura construído coletivamente com as orientadoras pedagógicas Adriana Corrêa de Freitas e Cristine Coutinho Caldas, além de todo corpo docente e direção. A cerimônia de abertura aconteceu com a homenagem ao professor, escritor e cronista gonçalense, Erick Bernardes, autor do livro "Cambada".

Foi um dia de eventos com apresentação de poesias, teatro, jogral, rodas de leitura, empréstimos de livros e projetos efetuados pelos professores, educadores e alunos. Erick, que além de professor é também colunista do Diário da Poesia e do Jornal Daki, foi homenageado no evento devido ao seu trabalho em prol da memória de São Gonçalo.

Na ocasião, uma mesa temática sobre o livro "Cambada" foi confeccionada para compor o projeto junto à programação. Um livro artesanal, feito pelas mãos dos próprios alunos, foi entregue ao autor que se mostrou muitíssimo emocionado. O projeto com base nas crônicas sobre São Gonçalo, e que também são veiculadas no Jornal Daki todo domingo, merece total reconhecimento.

Durante todo o ano os alunos foram incentivados à leitura de obras de autores brasileiros e desenvolveram vários trabalhos. Um grande incremento na leitura no ambiente escolar que ocorreu a partir da inauguração da sala de leitura em 2018 pela diretora Verônica Rafaela e tem se consolidado pelo trabalho pedagógico dinâmico desenvolvido pelos professores e alunos.

"Esse é um projeto capaz de gerar uma grande transformação interior do aluno, estimula o prazer de ler e contribui para aproximar a escola da comunidade", ressaltou a diretora Verônica Rafaela.

A manhã deste sábado ficará marcada para o escritor e professor Erick Bernardes, por causa da linda homenagem que recebeu na Escola Municipal Professora Aída Vieira de Souza. "Tudo na escola foi feito com muito amor e carinho, lembrancinhas com motivos de caranguejos, em referência à capa do livro que escrevi. Fiquei mesmo emocionado, reconheço. Ganhei presentes, tirei fotos, assisti às lindas apresentações, tomei um ótimo café da manhã. Muito gratificante!”, declarou o escritor.

São Gonçalo, 26/11/2019

Fonte: Semed