Defesa Civil realiza "Simulado de Desocupação" em São Gonçalo

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Gonçalo realizou, nesta terça-feira (26), um exercício Simulado de Desocupação de Comunidades Vulneráveis, na comunidade do Pontal, onde está localizada uma das 25 sirenes de Sistema de Alerta e Alarme. O exercício consiste no acionamento da sirene e uma simulação com os moradores residentes em áreas de deslizamentos. A população foi orientada e receberam instruções para que em casos de calamidade se dirijam ao ponto de apoio da região.

"Os simulados são essenciais para prevenção e preparação das comunidades em áreas vulneráveis. A participação da população é essencial nas atividades realizadas pela Defesa Civil, pois fazemos parte de um sistema onde a atuação de todos é de extrema importância para atingirmos nosso principal objetivo, que é salvar vidas", disse o subsecretário de Defesa Civil, Antônio Haag.

Para estimular a participação dos moradores foi realizada também uma ação social com as equipes da Secretaria de Saúde do município, onde moradores tiveram acesso à vacinação, aferição de pressão e tiraram dúvidas com os profissionais. A Defesa Civil distribuiu cartilhas de prevenção, cadastrou voluntários, tirou dúvidas sobre o sistema e cadastrou os moradores no SMS 40199 para que possam receber mensagens com Alerta de Chuva emitidos pela Defesa Civil.

Estiveram presentes no evento os profissionais da Empresa Grid Lab, responsáveis pela manutenção das Sirenes, o SAMU, Voluntários da Defesa Civil, Vigilância Ambiental, Associação de pescadores do Pontal, e profissionais da Saúde.

São Gonçalo, 26/11/2019

Autor: Thayná Alves