Prefeitura promove Novembro Azul para profissionais do trânsito

Uma parceria entre as secretarias Municipais de Saúde e Transporte com a empresa Rio do Ouro levou o Novembro Azul, mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, para mais de 100 trabalhadores do transporte público nesta quarta-feira (27). A ação aconteceu na garagem da viação, no Arsenal.

“Essa parceria é estratégica e fundamental para a promoção e o acesso à saúde de toda população, sobretudo homens, que são os que menos acessam o sistema de saúde. Queremos ampliar ainda mais essas ações para que aquilo que o Sistema Único de Saúde preconiza seja promovido: a universalidade e acesso com qualidade para todos!”, destacou a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

A atividade contou com as equipes do Núcleo de Saúde da Família (Nasf) com educador físico verificando o Índice de massa corporal (IMC), psicóloga e técnicos de enfermagem com aferição de pressão e teste de glicemia; equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) aplicando vacinas (tríplice viral, hepatite B e antitetânica); Programa de Controle do Tabagismo e Programa de Saúde do Homem , realizando roda de conversa e tirando dúvidas do público sobre as incidências que mais afetam a saúde do homem. Além das equipes do Programa Municipal Ist/Aids realizando teste rápido para hepatite, sífilis e HIV.

Como forma de promover o cuidado também no dia a dia dos trabalhadores, o Departamento de Educação no Trânsito também realizou uma palestra com orientações para a prevenção de acidentes e a segurança no trânsito.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem de São Gonçalo, Aghata Barros, o serviço vem atuando de forma constante em toda rede, realizando capacitações e mapeando o público masculino na cidade e o que o leva a não acessar o sistema de saúde. Para ela, fazer um trabalho preventivo e alertar sobre a importância do cuidado são passos fundamentais que se intensificam no Novembro Azul.

"Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de próstata e doenças crônicas (diabetes, hipertensão), entre outros pontos que devem ser observados para a população masculina. O Novembro Azul tem como objetivo promover uma mudança no conceito de ir ao médico, encorajando os homens a fazerem exames de rotina e cuidarem da saúde constantemente!", destacou.

São Gonçalo, 27/11/2019

Autor: Thayná Alves