São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Prefeitura promove Novembro Azul para profissionais do trânsito


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Uma parceria entre as secretarias Municipais de Saúde e Transporte com a empresa Rio do Ouro levou o Novembro Azul, mês de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, para mais de 100 trabalhadores do transporte público nesta quarta-feira (27). A ação aconteceu na garagem da viação, no Arsenal.

“Essa parceria é estratégica e fundamental para a promoção e o acesso à saúde de toda população, sobretudo homens, que são os que menos acessam o sistema de saúde. Queremos ampliar ainda mais essas ações para que aquilo que o Sistema Único de Saúde preconiza seja promovido: a universalidade e acesso com qualidade para todos!”, destacou a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora.

A atividade contou com as equipes do Núcleo de Saúde da Família (Nasf) com educador físico verificando o Índice de massa corporal (IMC), psicóloga e técnicos de enfermagem com aferição de pressão e teste de glicemia; equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) aplicando vacinas (tríplice viral, hepatite B e antitetânica); Programa de Controle do Tabagismo e Programa de Saúde do Homem , realizando roda de conversa e tirando dúvidas do público sobre as incidências que mais afetam a saúde do homem. Além das equipes do Programa Municipal Ist/Aids realizando teste rápido para hepatite, sífilis e HIV.

Como forma de promover o cuidado também no dia a dia dos trabalhadores, o Departamento de Educação no Trânsito também realizou uma palestra com orientações para a prevenção de acidentes e a segurança no trânsito.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Saúde do Homem de São Gonçalo, Aghata Barros, o serviço vem atuando de forma constante em toda rede, realizando capacitações e mapeando o público masculino na cidade e o que o leva a não acessar o sistema de saúde. Para ela, fazer um trabalho preventivo e alertar sobre a importância do cuidado são passos fundamentais que se intensificam no Novembro Azul.

"Novembro é o mês de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem. Saúde mental, infecções sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer de próstata e doenças crônicas (diabetes, hipertensão), entre outros pontos que devem ser observados para a população masculina. O Novembro Azul tem como objetivo promover uma mudança no conceito de ir ao médico, encorajando os homens a fazerem exames de rotina e cuidarem da saúde constantemente!", destacou.

São Gonçalo, 27/11/2019

Fonte: Ascom

Autor: Thayná Alves

Número de acesso(s) : 943

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza reunião com comerciantes;

Craque do Amanhã arrecada alimentos e produtos de limpeza para famílias de São Gonçalo;

Prefeitura realiza fiscalização a comércios em São Gonçalo;

Decon disponibiliza número de WhatsApp para denúncias de cobranças abusivas;

Complexo para idoso, mulher e pessoa com deficiência completa um ano com mais de 10 mil atendimentos;

Prefeitura realiza reajuste de Contribuição de Iluminação Pública;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min