Motofogs ampliam trabalho de prevenção e combate ao aedes aegypti em São Gonçalo

Em setembro deste ano a Prefeitura de São Gonçalo, com objetivo de alcançar mais bairros no combate ao aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, adquiriu dez motofogs, motos adaptadas para a pulverização de inseticidas. Hoje, dois meses depois, o trabalho dos agentes do Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, tem feito a diferença para a população, sobretudo nos bairros próximos a córregos e áreas distantes do eixo central.

O trabalho de prevenção possui diferentes fases. Antes das motofogs, agentes realizam as visitas domiciliares orientando os moradores e eliminando possíveis focos do mosquito. As motos atuam em ações complementares na estratégia de eliminação do mosquito. Em dois meses, as motofogs já passaram pelos bairros Mutuá, Guaxindiba, Jardim Catarina, Salgueiro, Engenho Pequeno, Gradim, Porto Novo, Santa Catarina, Santa Izabel, Ipiíba, Amendoeira, Porto do Rosa, Boa Vista e Boaçu. Além de todos os cemitérios municipais, realizando também orientações e capacitação junto aos profissionais das unidades.

"Fechamos um contrato de um ano junto a Fumajet, a única empresa no Brasil que desenvolve esse sistema. Agora temos dez motofogs além dos cinco carros fumacê, ampliando nosso acesso a bairros e comunidades de toda a cidade. Os números de dengue, zika e chikungunya já estão diminuindo e a tendência é que isso continue acontecendo, com o empenho de todas as nossas equipes e da população no combate ao mosquito!", afirmou o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

Mais rápidos, econômicos e mais sustentáveis, poluindo até 70% menos do que os carros fumacê, as motos possuem um sistema que utilizam o próprio motor para gerar toda energia necessária e são 86% mais econômicas que os carros. Com manutenção simples e barata, o transporte ainda possui sistema GPS de rastreamento.

De acordo com o último Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (Lira), realizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental, São Gonçalo aponta um resultado de baixo risco no nível de infestação com larvas do mosquito na cidade. Dos 92 bairros do município, 65 apresentam um índice satisfatório, de acordo com os indicadores do Ministério da Saúde.

Segundo o sanitarista e coordenador do Departamento de Vigilância Ambiental, Adaly Fortunato, o planejamento é sempre baseado em dados epidemiológicos e entomológicos.

"É importante ressaltar que mesmo investindo em todos esses equipamentos e estratégias, o sucesso do nosso trabalho é aliado ao empenho e conscientização da população também eliminando locais que podem ser criadouros do mosquito. Somente juntos, governo e população, poderemos controlar as arboviroses dengue, zika e chikungunya!", destacou.

Para Delcio Belato, supervisor dos agentes que atuam no Porto do Rosa e região, a inserção das motos na prevenção amplia ainda mais o alcance do trabalho.

"Somos sempre muito bem recebidos e acolhidos. A população entende a importância do nosso trabalho, e agora com as motos estamos chegando a mais lugares e pessoas. As motofogs têm sido um diferencial nas nossas ações!", ressaltou.

São Gonçalo, 28/11/2019

Autor: Thayná Alves