São Gonçalo, 24

de Janeiro de 2022

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

São Gonçalo é referência no Estado do Rio com Programa Acessuas Trabalho


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Promover o acesso ao mundo do trabalho e o desenvolvimento de habilidades pessoais, além de incentivar o empreendedorismo. Com este objetivo o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), vem realizando oficinas temáticas para o desenvolvimento de habilidades e orientação para o mundo do trabalho. Com o desafio de construir e adotar estratégias que ampliem a eficiência das ações, implicando em novas formas de qualificação e formação profissional, a equipe técnica do Acessuas Trabalho vem contribuindo para a redução das desigualdades no município, que, devido ao serviço de excelência que vem desenvolvendo, foi considerado referência no Estado do Rio de Janeiro.

A convite do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), São Gonçalo apresentou sua "case" de sucesso com experiências ligadas a empreendedorismo e economia solidária durante o “I Seminário Estadual de Articulação Intersetorial do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho”, que aconteceu nesta quinta-feira (28), na Caixa Cultural, no Centro do Rio.

Durante o evento estiveram reunidos secretários e gestores de 37 dos 92 municípios que participam do Acessuas Trabalho. A subsecretária de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e Segurança Alimentar/ Subsecretária Interina de Políticas para Mulheres, Cristiane Lamarão, fez a abertura do seminário e destacou a importância da articulação intersetorial.

“O objetivo desse encontro foi trazer reflexões acerca do mundo do trabalho e sobre a importância da articulação intersetorial para novas perspectivas e novos caminhos”, destaca Cristiane.

Desenvolvido em São Gonçalo desde 2017, o programa já beneficiou cerca de 2 mil famílias, por meio de oficinas gratuitas de empreendedorismo e economia solidária. O foco do município foi trabalhar produzindo recursos com o mínimo de material, através de oficinas gratuitas de inserção do mercado de trabalho.

“O trabalho desenvolvido com empenho e dedicação pela equipe do Acessuas é o que resulta no sucesso do programa em nosso município. Nosso objetivo é continuar levando essas oficinas de empreendedorismo para a população de diversos bairros, possibilitando estratégias de atuação para empreendedores e para quem deseja criar novos negócios que visam gerar renda”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves.

Diego Martins, coordenador do Acessuas Trabalho, e Janeth Nazareth, pedagoga do programa em São Gonçalo, apresentaram para os demais municípios as boas práticas na execução do programa durante esses dois anos. A dupla falou sobre as oficinas realizadas em equipamentos como Centro Dia do Idoso e Creas LGBTi.

“É um desafio muito grande desenvolver o programa em um município com uma população em alto índice de vulnerabilidade, mas o trabalho realizado em parceria com uma equipe engajada e comprometida resulta na eficiência e qualidade do nosso serviço”, explica Diego.

São Gonçalo, 28/11/2019

Fonte: SMDS

Autor: Luciana Pimentel

Número de acesso(s) : 1067

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Autoridades se reúnem em São Gonçalo para prestar solidariedade à família de João Pedro Mattos;

Prefeitura realiza sanitização contra Coronavírus em abrigos para crianças e adolescentes;

Prefeitura realiza entrega de 500 cestas básicas doadas pelo Conleste;

Redes de proteção à criança e ao adolescente de SG participam de reunião de fluxo virtual ;

SMDS e CMDCA-SG acendem alerta para casos de abuso infantil durante quarentena;

Centro Pop mantém atendimentos para a população de rua durante a quarentena;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min