de Dezembro de 2021

Prefeito recebe os vencedores do concurso de Beleza Negra do município

Nesta terça-feira (10), o prefeito José Luiz Nanci recebeu em seu gabinete cinco ganhadores do concurso de Miss e Mister Beleza Negra Ubuntu, ocorrido no dia 1º de dezembro no município. O encontro teve como objetivo parabenizar os vencedores e incentivar a representatividade dos negros de São Gonçalo, valorizando os coletivos, a cultura negra e empoderando todas as pessoas que enfrentam preconceitos diariamente.

“Ver adolescentes aqui do município sendo reconhecidos por seus dons e realizando sonhos é uma grande emoção para mim e muito orgulho. A cultura faz parte de uma sociedade com inclusão social, logo, em minha gestão, estou à disposição para ajudar esses jovens e adultos a seguirem acreditando que são capazes de conquistar muito mais”, declara o prefeito.

Realizado pelo coletivo Afrotribo e pelo Dandaras Para Sempre, o concurso originou de uma ideia conjunta de trabalhar a autoestima dos negros do município, principalmente em comunidades carentes, como afirma uma das idealizadoras do projeto, Paula Dias. “Idealizamos um concurso com a finalidade de mostrar a beleza do povo negro, a necessidade de valorizar nossa cor da pele, nosso cotidiano e nossa cultura. Queremos trazer um empoderamento dos homens e mulheres negros e uma representatividade para nosso município mundo à fora”, informa a presidente do coletivo Afrotribo.

Ao todo, o concurso contou com 109 jovens e adolescentes que passaram por três eliminatórias até chegarem aos 17 finalistas. Dentre as atividades realizadas estavam as aulas de etiquetas sociais, posicionamento, andamento e posturas. Todas as aulas foram feitas pelo treinador do Miss Brasil, Francisco Martins.

Uma das participantes foi Thayane Vitória Silva, de 16 anos, A moradora do Vila Lage foi a grande vencedora como Miss Simpatia e afirma que jamais imaginaria conseguir entrar no concurso e ainda mais sair como uma das vencedoras.

“Sempre quis seguir a carreira de modelo, mas nunca via uma oportunidade. Depois de toda essa trajetória, posso dizer que consegui realizar um sonho e o importante agora é que poderei servir de espelho para as pessoas negras, ajudar a quebrar esse tabu de que os pretos não podem, não conseguem e são inferiores ao restante da população. Nós somos e podemos o que quiser. Me senti importante por representar todas as pessoas que possuem uma invisibilidade, mostrar garra, força e determinação para todos os negros tanto de São Gonçalo quanto do mundo inteiro”, anuncia.

No encontro, também, estiveram presentes a segunda colocada geral do concurso, Lays Brandt, de 17 anos; a ganhadora como Miss Fotogenia, Nathalia Santos, de 18 anos; o primeiro colocado como Mister, Athyrson Ferreira, de 20 anos, e o segundo colocado Julio Cesar Pereira, de 32 anos. Além da diretora do Afrotribo, Rosangela Barreto, e a coordenadora do desfile, Ju Goulart.

A presidente do grupo Dandaras Para Sempre complementa que o resultado do concurso mostra a evolução do município no empoderamento da raça negra e como a militância e a beleza podem caminhar lado a lado. “Essas crianças têm a chancela do movimento negro no município. Cada um tem a capacidade de falar por si e ser inspiração de muitos outros. O Miss Universo desse ano, por exemplo, ganhou uma mulher negra da África do Sul. Isso só mostra como nós estamos conseguindo acabar com esse preconceito da cor da pele. Foram quatro meses de trajetória com muita garra e empenho de todos os participantes para chegar até onde estamos e tenho certeza que será especial na vida de todos. A troca de experiências foi enorme. Agradeço a todos que contribuíram conosco e vamos em frente porque há muito mais ainda”, explica.

São Gonçalo, 10/12/2019

Autor: Raquel Muniz