de Outubro de 2020

Usuários dos Cras Venda da Cruz e Vista Alegre têm dia de diversão e lazer em sítio

Crianças e adolescentes dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertados pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) de Venda da Cruz e Vista Alegre iniciaram a semana em clima de muita diversão. Com a finalidade de promover um dia de lazer, as equipes técnicas dos equipamentos organizaram, na última segunda-feira (9), um passeio para o Sítio do Souza, em Itaboraí.

Durante o dia voltado para atividades ao ar livre, os jovens aproveitaram para curtir os diversos ambientes do lugar, como o parque, a piscina e a área de jogos. O ponto alto do passeio foi o contato com a natureza e com os animais do sítio. A assistente social e coordenadora do Cras Venda da Cruz, Ariane Moraes, fala sobre a importância de promover atividades como essa para esses usuários.

“Como estamos em dezembro, esse passeio serviu como a nossa confraternização de fim de ano, um momento para celebrar todo o trabalho realizado junto a esses jovens ao longo do ano. Além de vivenciarem um dia destinado ao lazer, foi uma oportunidade que serviu para fortalecer o vínculo entre os nossos usuários”, afirma Ariane.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária. Em São Gonçalo, mais de mil usuários participam das oficinas de ginástica, ballet, jiu-jitsu, dança, capoeira, artesanato, música e karatê, que acontecem semanalmente nos Cras, que se torna para o bairro um espaço de referência, lazer e diversão.

Para a secretária da pasta, Luciana de Souza Alves, esses serviços funcionam como uma forma desses jovens não terem os seus direitos violados. “Esses serviços ofertados dentro dos equipamentos é uma possibilidade dessa parcela da população não estar nas ruas, em situação de vulnerabilidade. Poder contar com profissionais capacitados para atendê-los é o que garante a qualidade nos atendimentos dos nossos usuários”, destaca Luciana.

São Gonçalo, 11/12/2019

Fonte: SMDS