de Dezembro de 2021

Atenção Básica de São Gonçalo apresenta metas alcançadas em 2019

Transparência e prestação de contas, esses foram os objetivos do II Fórum Municipal da Atenção Básica de Metas alcançadas em 2019, realizado nesta quarta-feira (11), pela secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo. Porta de acesso a toda a rede de saúde pública, a atenção primária é orientada pelos princípios do Sistema único de Saúde (SUS) da universalidade, acessibilidade e integralidade. Definindo metas para 2020 e destacando os avanços deste ano, profissionais das unidades, programas e projetos destacaram a importância do trabalho em rede na garantia das políticas públicas na cidade.

"Temos equipes muito comprometidas com o trabalho que fazem. Quando assumimos o governo já sabíamos que teríamos muito trabalho a fazer, e para isso, convoquei profissionais que eu sei que colocariam a mão na massa, pensariam naquilo que é melhor para a população e arrumariam a casa para oferecer o melhor serviço. Um bom gestor não é nada sem uma equipe comprometida. Por isso, hoje podemos dizer que São Gonçalo, apesar de todas as dificuldades financeiras, tem realizado um trabalho comprometido com a excelência do serviço na saúde!”, disse o prefeito José Luiz Nanci.

A nível nacional, São Gonçalo foi a única cidade do Estado do Rio a ser escolhida na 7ª edição do Mapeamento de Experiências de boas práticas em gestão pública, organizado pelo Ministério da Saúde e pelo Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento – Gise, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

O ano de 2019 foi um marco para a saúde do município, através da Atenção Básica, com diversas aquisições, ampliações de serviços e formação dos profissionais.

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP) realizou diversas capacitações para todos os profissionais da rede, dentre elas uma parceria com o Instituto do Câncer (Inca) para o diagnóstico de câncer infantil.

De janeiro a novembro, o Programa Saúde na Escola (PSE) realizou a cobertura de atividades de ações em 100% da rede municipal de ensino e até novembro deste ano o Consultório na Rua, Estratégia da política nacional de atenção básica que assiste pessoa em situação de rua, atendeu mais de 500 pessoas.

Outro ganho para a rede foi a descentralização dos serviços de atendimento e tratamento de tuberculose e a descentralização e ampliação do Programa Municipal de Ist/Aids. Além de mais de 11 mil crianças terem sido alcanças pelo Programa Nacional de suplementação da Vitamina A.

Em outubro, São Gonçalo foi o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a receber o equipamento de carga viral rápida para HIV e hepatite C, e no primeiro semestre os serviços de fisioterapia do Núcleo de Saúde da Família (Nasf) atenderam mais de 70 mil pessoas.

Para Maria Auxiliadora, subsecretária de Atenção Básica, o Fórum se firma como um espaço de fortalecimento das equipes e transparência dos serviços prestados à população.

“É fundamental reunir as equipes nesse final de ano para que elas possam apresentar as metas alcançadas. Foram muitas ações desenvolvidas e esse também é um espaço para pensarmos as metas para o próximo ano através dos desafios encontrados neste. Fico feliz pelos planejamentos desenvolvidos e alcançados!”, destacou.

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, falou sobre os desafios de 2019 e do plano de reformas e melhorias de salário para 2020.

“A gestão não é fácil, mas, apesar de termos uma renda per capita muito baixa nunca deixamos uma unidade nossa fechar. Pelo contrário, hoje estamos em dia com as nossas contas e na responsabilidade do serviço na saúde. Essa responsabilidade humana preconizada pelo governo é muito importante, por isso eu agradeço a todos que compartilham essa ideia e trabalham para isso. Para 2020, temos um projeto e estamos fazendo um estudo que visa a melhoria do salário dos profissionais da saúde, assim como o início da reforma de 41 unidades de saúde. Hoje, nos Polos e Pam’s não faltam medicamentos e insumos. Esse foi um ano de muito trabalho e de organizar a casa. Somos uma engrenagem, por isso o apoio de cada um é fundamental!”, afirmou.

São Gonçalo, 11/12/2019

Autor: Thayná Alves