de Dezembro de 2021

Escola Municipalizada Bairro Almerinda recebe a peça de teatro "Eu, Pequeno Príncipe, Meu"

A Escola Estadual Municipalizada Bairro Almerinda, localizada no bairro de mesmo nome, apresentou para os seus alunos nesta quinta-feira (12), a peça teatral "Eu, Pequeno Príncipe, Meu", de autoria de Sylvio Moura, da Oficina Social de Teatro (OST), que faz uma revisitação à obra clássica "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry.

A Oficina Social de Teatro, neste espetáculo composto por 16 integrantes, sendo 14 atores, retrata na peça o menino desaparecido há muitos anos, até que um dia ele é reencontrado já na fase adulta e volta a fazer as suas viagens pelos planetas em busca de sua rosa e de reviver a amizade com o aviador. A linha central da peça é mostrar que não se deve perder a criança interior que existe dentro de cada adulto.

Os alunos, na maioria crianças, de forma muito espontânea interagiram com os atores, cantando as músicas da peça e se emocionando bastante durante a apresentação teatral.

"Pela segunda vez consecutiva que conseguimos realizar a parceria com a Oficina Social de Teatro, e destaco a importância deste evento que é trazer cultura para perto dos nossos alunos, que são bastante carentes deste tipo de evento, o acesso é muito difícil então me emociono em poder fazer isso para eles através desta parceria. A relevância da cultura e o acesso à arte contribui de forma grandiosa para o aprendizado dos alunos. Ver todos eles sem exceção participando, interagindo e se emocionando com a interpretação dos atores me deixa muito feliz, pois é uma peça que já foi apresentada no Teatro Municipal de Niterói e hoje está aqui na nossa escola contribuindo para o crescimento cultural dos nossos estudantes", declarou Isabel Cristina Mathias Peixoto, diretora da unidade escolar.

Érika Ferreira, diretora da peça, quer valorizar e incentivar o teatro infantil criando uma ponte entre as gerações, por ser "O Pequeno Príncipe" uma obra que fez parte da infância de vários adultos.

"Estamos pela segunda vez nesta escola, a convite da diretora Isabel Cristina. O que destaco no trabalho é o fato do texto do Sylvio Moura ser baseado no livro o Pequeno Príncipe, que é maravilhoso e todas as crianças e adultos também devem ler. A peça faz uma ligação com a literatura. Vejo de grande relevância para os alunos poder fazer a leitura e ver a encenação teatral que com certeza servirá de incentivo para ler a história do Pequeno Príncipe, que é fantástica”, disse Érika, que além de diretora, é atriz, produtora e professora de teatro.

São Gonçalo, 12/12/2019

Fonte: Semed