de Dezembro de 2021

São Gonçalo participa de Encontro Nacional de Políticas Públicas para Mulheres

Discutir os desafios da implementação das políticas públicas para as mulheres do país, colher boas práticas desenvolvidas durante o ano e desenvolver estratégias com a finalidade de conter o avanço do feminicídio no Brasil. Com esses objetivos o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres, convidou São Gonçalo para participar do Encontro Nacional de Organismos de Políticas Públicas para Mulheres, que aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro, no Instituto Serzadello Corrêa, em Brasília.

A subsecretária de Políticas Públicas para Mulher, Andréa Machado, representou o município no evento, que reuniu líderes de 23 estados de todas as regiões do país e falou sobre a importância do Encontro das Gestoras como um fortalecimento dos organismos executores das políticas das mulheres.

“Foi muito importante fazer parte desse Fórum, porque estávamos lá para, além de debater os inúmeros desafios como os altos índices de violência doméstica e sexual, mercado de trabalho e a baixa representatividade das mulheres no Parlamento, estávamos ajudando na criação do plano nacional de combate ao feminicídio. Só no Estado do Rio, no ano de 2018, tivemos 71 feminicídios e 288 tentativas de feminicídios, segundo o Dossiê Mulher/2019. Precisamos nos unir para diminuir ao máximo esse crime bárbaro, e, que destrói na alma as famílias", ressalta Andréa.

O Fórum contou com a presença da secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Christiane Rodrigues Britto; da subsecretária, Roseane Estrea; da coordenadora geral do Departamento de Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Valéria Laval; da diretora do Departamento de Políticas de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Grace Justa, entre outras autoridades.

São Gonçalo, 12/12/2019

Autor: Luciana Pimentel