de Dezembro de 2021

Laboratório de análises clínicas de São Gonçalo realiza 110 mil exames em três meses

Inaugurado há três meses, o Laboratório de Análises Clínicas Ana Nery, localizado no bairro Gradim, já realizou mais de 110 mil exames. A unidade está estruturada para realizar exames nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Microbiologia, Imunologia, Hormônios e Parasitologia, e um estudo interno já está sendo realizado pela Secretaria de Saúde com a proposta de ampliar o número de atendimentos em 2020.

"Um laboratório municipal é um ganho para a população, sobretudo àqueles em maior vulnerabilidade. O que nós temos feito é garantir que todos, sem exceção, tenham acesso a um serviço público de qualidade e que promova a saúde de modo integral!", disse o secretário de Saúde, Jefferson Antunes.

A coleta dos exames é realizada nos postos de saúde, através de uma rota que atende cerca de 30 pacientes por dia em cinco diferentes postos de saúde da cidade. A equipe é formada por dois biólogos, onze técnicos de laboratório na área da coleta de materiais e seis técnicos de laboratório na parte de análises laboratoriais.

De acordo com Dayllon Ruan Macedo de Siqueira, coordenador geral da Assistência Farmacêutica e Laboratórios do município de São Gonçalo, o laboratório de Análises Clínicas é um dos pilares fundamentais de apoio ao diagnóstico médico, uma vez que os testes laboratoriais auxiliam em mais de 70% das decisões médicas.

"As análises clínicas são um dos mais importantes meios de diagnóstico complementares, uma vez que permitem, através do recolhimento de materiais biológicos como urina, sangue, fezes, saliva ou outros tecidos, diagnosticar anomalias, patologias ou doenças de maior ou menor gravidade, contribuindo ainda para a sua prevenção e detecção precoce. Inaugurando o Laboratório em nosso município demos uma repaginada em nível de organização e qualidade, e um novo modelo de fluxo de trabalho para melhor atender nossos pacientes. Já aumentamos nossa capacidade de atendimentos em 65% e otimizamos nosso tempo de entrega dos resultados, que hoje é de 7 a 15 dias, no máximo!”, relatou.

São Gonçalo, 16/12/2019

Autor: Thayná Alves