de Outubro de 2021

Departamento de Alimentação Escolar realiza capacitação para manipuladores de alimentos

A Gestão do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), vai realizar no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte, reunião com diretores da Rede Municipal de Educação. O encontro, que acontece nos dias 4 e 5 de fevereiro, irá promover a formação para manipuladores de alimentos que atuem na educação infantil e formação em serviço para manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Educação. O curso é aberto a toda sociedade civil.

O objetivo desta formação é sensibilizar e qualificar os manipuladores para a promoção da saúde no ambiente escolar, proporcionando a reflexão sobre seu papel na garantia do direito à alimentação adequada dos alunos e a conscientização sobre a importância da alimentação, não apenas no sentido de atender às necessidades nutricionais, mas também com relação à formação de hábitos alimentares e de vida saudáveis. Para tanto, programas contínuos e permanentes de treinamento, informação e conscientização dos manipuladores serão implementados pelo DAE.

Destaca-se a importância dos manipuladores de alimentos no contexto da alimentação escolar, mais conhecidos como merendeiras/merendeiros, é legitimada pela proximidade e conhecimento acerca das preferências dos alunos, e a possibilidade de utilizarem a alimentação escolar como espaço permanente de aprendizado, desempenhando um importante papel na formação de hábitos alimentares saudáveis dos escolares

Entretanto, o potencial deste profissional para a educação em saúde, em muitos casos, permanece inexplorado ou não é percebido como uma possibilidade, devido ao não reconhecimento do potencial destes profissionais pelos demais atores da comunidade escolar, por esse motivo a Semed tem investido ao longo dos anos na formação e capacitação dos manipuladores de alimentos em prol de uma alimentação com mais qualidade para os alunos da Rede de Educação do município.

"Este trabalho do DAE propõe desenvolver junto às escolas da Rede Municipal de Educação, a prática do manuseio correto na preparação dos alimentos da merenda escolar na perspectiva do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, e oferecer um curso de capacitação continuada para as manipuladoras de alimentos, partindo da necessidade da melhoria do desempenho de forma correta no processo de preparação de alimentos, adequação do cardápio escolar, redução de gastos e de desperdício de alimentos. A ideia é também analisar a percepção dos alunos quanto à qualidade e aceitação da merenda servida nas escolas, buscando a necessidade da adequação do cardápio, caso seja necessário", declarou Salvador Augusto, gestor do Departamento de Alimentação Escolar da Semed.

Programação:

04/02 - terça-feira - de 9h30 às 11h - reunião com diretores da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo.
11h30 às 13h - formação para manipuladores de alimentos que atuem na educação infantil, aberto a sociedade civil organizada.

05/02 - quarta-feira - 8h às 18h - formação em serviço para manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Educação de São Gonçalo.

São Gonçalo, 31/01/2020

Fonte: Semed