São Gonçalo, 25

de Outubro de 2021

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Novos conselheiros de Defesa dos Direitos da Mulher tomam posse em SG


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de São Gonçalo (CMDM-SG), com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência (Semimd), realizou nesta quinta-feira (30), a cerimônia de posse e diplomação dos 24 novos conselheiros, sendo 12 titulares e 12 suplentes, representantes do poder público e da sociedade civil, para o biênio 2020/2021. O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no bairro Zé Garoto.

A mesa diretora do ato de posse foi composta por Andréa Machado, presidente do CMDM-SG e subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher; Marta Maria Figueiredo, secretária da Semimd; Elenice Baptista, presidente da Comissão de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da OAB-SG; Rita Costa, vice-presidente do CMDM-SG; e Fátima Cidade, 1ª secretária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.

"É uma honra para mim participar dessa cerimônia. Estou como presidente do Conselho desde 2017 e só tenho a agradecer. O CMDM teve sua composição em setembro de 1997, há 23 anos. Muitas mulheres que passaram pelo conselho ajudaram a construir políticas públicas para nós. É importante destacar que ser conselheira da mulher é ter comprometimento com a causa, participar das reuniões e ações desenvolvidas junto com a Subsecretaria da Mulher, articular com os demais conselhos de direitos, secretarias municipais, Câmara Municipal, com o objetivo de acompanhar e avaliar os programas, projetos e serviços desenvolvidos em São Gonçalo, voltados especificamente para a mulher. A mulher não é sozinha, muitas vezes tem toda uma família que depende dela, por isso a importância de ter nossos direitos garantidos e respeitados", declara Andréa Machado.

O CMDM-SG é um órgão permanente, de caráter deliberativo, fiscalizador e informativo, que tem como objetivo estabelecer políticas públicas para as mulheres e fazer cumprir as diretrizes da Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, que foi realizada em novembro de 2019.

O órgão atua na elaboração e aprovação das políticas e diretrizes municipais direcionadas aos direitos das mulheres, sugerindo alterações na legislação em caso de discriminação de gênero, raça ou condição econômica, estabelecer parâmetros municipais quanto à política de recursos humanos, evitando a adoção de práticas discriminatórias, entre outras competências.

"Nós temos hoje todos os conselhos de direito instalados no nosso município que se reúnem, discutem e estão nas parcerias com todas as representações governamentais e não governamentais buscando discutir políticas públicas para o município. Desejo que esses novos conselheiros atuem com seriedade, buscando propostas substanciais, seguras e maduras em prol das nossas mulheres”, afirma a secretária da Semimd, Marta Maria Figueiredo.

São Gonçalo, 31/01/2020

Fonte: Ascom

Autor: Luciana Pimentel

Foto: Jonas Guimarães

Número de acesso(s) : 967

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Vítimas de violência contam com apoio e orientação das Redes de proteção à mulher;

São Gonçalo realiza 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ;

Lidera Mulher completa dois anos fortalecendo o empreendedorismo feminino ;

Lidera Mulher realiza aula inaugural da sua sétima turma;

Centenas de gonçalenses vão às ruas pelo Fim da Violência contra a Mulher;

Empoderamento feminino é tema de roda de conversa em comemoração ao Dia da Mulher;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min