de Outubro de 2021

Polo Cederj realiza aula inaugural 2020

A manhã do último sábado (1) vai ficar marcada na memória de centenas de estudantes que estão dando início ao sonho de ter uma graduação do ensino superior. A aula inaugural do Polo Universitário de São Gonçalo/Universidade Aberta do Brasil/Cederj reuniu estudantes, mediadores e articuladores acadêmicos, além da presença do prefeito José Luiz Nanci e representantes do Governo Municipal, no Ciep 250 Rosendo Rica Marcos, no bairro Gradim.

Os calouros foram recebidos pelos veteranos do curso de Turismo, Biologia, Física, Química, Segurança Pública, Matemática, Computação, Engenharia de Produção e Ciências Contábeis, que escolheram o carnaval como tema, e após a abertura oficial, aconteceu um grito de guerra carnavalesco, com direito a churrasco, salgadinhos e refrigerantes. A diretora do Polo Universitário, Clayde Mara, deu as boas-vindas em nome da instituição e de todos os funcionários da administração da entidade.

"Estou muito feliz de estar presente a mais uma aula inaugural, desta vez ano 2020.1, com muita alegria e um ótimo astral, que só foi possível devido a parceria e união do Polo Cederj junto à Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo, viabilizando todas as ações para que o evento tivesse esse sucesso. O Polo São Gonçalo tenho certeza vai fazer a diferença na vida de cada um de vocês. Os alunos veteranos se uniram à direção da escola para recebê-los com todo amor e carinho que vocês merecem. É um curso à distância, mas com certeza muito caloroso, devido ao grande empenho dos professores, mediadores, funcionários e direção. Quero dizer aos alunos que estão chegando, que podem contar sempre comigo, para qualquer dúvida que possa surgir, a porta da minha sala estará sempre aberta para atendê-los da melhor forma possível", declarou a diretora.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, destacou para os alunos o quanto é importante se dedicar aos estudos. "São Gonçalo tem neste Polo uma grande referência no Estado, quem está chegando agora vai ver uma parceria entre o Governo do Estado, Municipal e Federal, através de um Consórcio de várias universidades públicas com dez cursos em prol dos alunos, com toda a estrutura para um ensino de qualidade. Temos biblioteca, laboratórios diversos, enfim, tudo em prol da qualidade da formação profissional de vocês. Quero dizer que o ensino à distancia é algo que possibilita aos alunos escolher a melhor maneira de estudar e como professor desta modalidade, sei que o aproveitamento é muito superior ao ensino presencial. Conte conosco da Secretaria de Educação, por mais trabalhoso que possa ser o aprendizado, não desistam, sigam em frente e lá adiante poderão saborear a vitória, que será a formação profissional de cada um de vocês", afirmou o secretário de Educação.

O objetivo da aula inaugural para os calouros é desenvolver uma programação voltada às informações sobre o corpo docente, canais de atendimento, atribuições do coordenador, orientadores de estudo, falar de reuniões e outras atividades necessárias para integrar os novos estudantes do ensino à distancia com a instituição.

Para o prefeito José Luiz Nanci, a Educação é de grande importância para o sucesso profissional do cidadão. "Quero dar as boas vindas a todos e dizer que estamos felizes com a parceria junto ao Consorcio e este Polo Universitário é uma referência na formação de vocês, independentemente do curso que irão fazer. São Gonçalo se orgulha muito de participar e poder realizar o sonho que trazem no coração ao ir em busca da realização profissional, e contem sempre conosco", afirmou o prefeito.

Wellington Fortunato do curso de Administração, representante dos alunos, agradeceu a todos que participaram do acolhimento aos calouros. "Mais uma aula inaugural, agradeço a todos que nos ajudaram nesta recepção, foi uma satisfação muito grande ver o engajamento dos veteranos, dando um suporte sem igual para os alunos novos. A caminhada não é fácil, mas com esforço e dedicação vocês serão vitoriosos", disse Wellington.

"É muito importante a qualificação superior nos dias atuais, o mercado de trabalho cada vez mais exige qualificação e espero depois de formado conseguir meu objetivo que é trabalhar na profissão que escolhi. O ensino à distancia vai ser primordial para minha formação, pois me proporciona escolher o melhor horário para estudar e com todo o suporte necessário para tirar minhas dúvidas", afirmou Hugo Geraldo do Espirito Santo, 34 anos, estudante de Química.

O evento foi finalizado com palestras sobre as diversas etapas e a metodologia dos cursos, assim como as ferramentas que serão usadas pelos universitários no decorrer dos cursos.

São Gonçalo, 03/02/2020

Fonte: Semed