de Outubro de 2021

Escola Municipal Alberto Torres promove novo projeto para 2020

A Escola Municipal Alberto Torres, localizada no bairro Mutondo, inicia 2020 com uma grande novidade. A partir deste mês, os professores contarão com palestras semanais sobre autoconhecimento, com o Projeto Jornada do Desapego, do psicólogo João Vinícius Rabe. O objetivo é preparar os professores para o ano letivo que se inicia.

“Pensamos em trazer o psicólogo neste primeiro dia de encontro com os professores para dar um suporte, no sentido de conhecerem suas próprias características e assim poderem atuar com os alunos. É uma oportunidade para os professores se aprimorarem na competência 8 da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é ´conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas`. Desejamos um ano acadêmico de sucesso com as habilidades e competências aprimoradas”, afirma a diretora da unidade, Rossana Peyrek.

Para o psicólogo João Vinícius Rabe, a escola é o caminho privilegiado para qualquer mudança. “Eu desenvolvi uma metodologia, que trabalho nos meus atendimentos, chama-se Jornada do Desapego e identifica-se com a metodologia da escola. Vamos trabalhar com os professores, com essa parte de autoconhecimento para que eles possam entender os processos de mudança que ocorrem com os jovens”, explica o psicólogo.

A orientadora educacional, Jaqueline da Costa Lopes, assistiu a palestra e aprovou o trabalho. “Acho a iniciativa ótima porque o professor hoje em dia está precisando mesmo dessa orientação psicológica, pois trabalha sob pressão o tempo todo, são muitos problemas para enfrentar no dia a dia. Então quando ele é tratado, tem mais condições de atuar na sala de aula. Muitos professores estão adoecendo. Esse suporte vai melhorar a qualidade de vida do professor e consequentemente contribuir para melhorar também a qualidade da educação”, ressaltou Jaqueline.

São Gonçalo, 03/02/2020

Fonte: Semed