São Gonçalo, 25

de Outubro de 2021

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Milhares de fiéis celebram Nsa. da Luz durante o fim de semana


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Em mais uma edição marcada pela fé, no último domingo (2), a Praia da Luz, localizada na Ilha de Itaoca, em São Gonçalo, foi palco do encerramento da tradicional Festa de Nossa Senhora da Luz. Após três dias de celebrações, o último dia da expressão religiosa foi encerrado com a Santa Missa e procissão durante a manhã, seguida de várias atrações musicais. A iniciativa teve o apoio da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (FAESG).

O domingo foi de muito Sol, mas o calor de modo algum atrapalhou as demonstrações de fé e de confraternização entre os fiéis. Famílias inteiras puderam, mais uma vez, agradecer à Nossa Senhora da Luz por bênçãos recebidas, assim como pedir proteção, saúde e paz para todos.

“A nossa fé sobre dias melhores não pode ser apagada pelas dificuldades que passamos na vida. É preciso sempre acreditar em mudanças positivas, na paz, no amor ao próximo. Pensando dessa forma, a gente acaba levando esses conceitos para o nosso dia a dia, o que nos permite buscar sempre fazer o bem e compreender as dificuldades e necessidades das pessoas. Estou muito feliz por estar aqui hoje”, disse a aposentada Lurdes Oliveira, 65 anos, que estava acompanhada de uma neta e marcou presença pela primeira vez na festa.

Nos quatro dias da festa, iniciada na quinta-feira (30/01), milhares de pessoas passaram pela Capela da Luz, um dos monumentos histórico-cultural-religioso mais antigos do país.

“Acompanho as celebrações à Nossa Senhora da Luz há muitos anos. É sempre muito bom poder confraternizar com as famílias este momento tão especial, além de ser um lugar muito lindo (a Praia da Luz). São Gonçalo é uma cidade que sempre promoveu muitas expressões de fé e isso deve continuar, pois exalta valores familiares e de respeito e solidariedade ao próximo”, afirma o prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, que esteve durante quase todo o dia prestigiando o evento.

Curiosidade – Localizada na Ilha de Itaoca, a Praia da Luz é citada em trechos da história da colonização no país. Abriga a histórica Capela de Nossa Senhora da Luz (Capela da Luz), construída em 1647 pelo capitão Francisco Dias da Luz. Com fachada em estilo barroco, o monumento, que fazia parte da antiga Fazenda da Luz, atualmente em ruínas, está entre as capelas mais antigas do país. Uma tela da capela e da fazenda, feita pela escritora inglesa Maria Graham, se encontra no Museu Britânico, em Londres.

Na opinião do secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro, “movimentos religiosos como este exaltam a importância de agradecer pela vida e também dá esperança a quem acredita que fazer o bem sempre será o caminho correto para vivermos em harmonia e paz”, opina o secretário.

Além do apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da SMTC e FAESG, a iniciativa, realizada pelo Vicariato de São Gonçalo, também teve a participação da Associação de Moradores de Itaoca.

São Gonçalo, 03/02/2020

Fonte: Ascom / SMTC

Número de acesso(s) : 863

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Campanha "De mãos dadas com a Cultura";

São Gonçalo Shopping vai realizar concurso para escolha da musa do Centro de Tradições Nordestinas;

Três atrações vão embalar o forró no Centro de Tradições Nordestinas;

Exposição apresenta pinturas, desenhos e esculturas;

"Pegada dos Plays" em única apresentação;

Sesc RJ leva a São Gonçalo destaques nacionais e internacionais das artes circenses ;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min