de Outubro de 2021

Novo recuo para coletivos será entregue nos próximos dias

A obra de construção da nova baia de ônibus próxima ao Abrigo Cristo Redentor, na Estrela do Norte, já está em sua reta final. Nesta segunda-feira, equipes deram continuidade à construção das calçadas e, ainda nesta semana, será colocada a camada de asfalto para finalização das intervenções. A baia terá capacidade para suportar até dez ônibus simultaneamente.

O novo corredor viário entre a Rua Doutor Nilo Peçanha e a Avenida Presidente Kennedy vai comportar, ao todo, cinco novos recuos para coletivos, com a implantação de uma faixa dedicada à circulação dos mais de 120 ônibus que passam por hora na região.

“Esta é uma região central e que recebe um grande número de veículos e ônibus, causando engarrafamento na maior parte do dia. Essa iniciativa vai ser importante para melhorar a fluidez do trânsito e a acessibilidade dos pontos de embarque e desembarque dos ônibus, além de diminuir o tempo de cada um no trânsito, sobretudo nas horas de mais movimento”, declara o prefeito.

As modificações evitam que o tráfego de veículos fique parado enquanto os passageiros precisam entrar ou sair do coletivo. As baias serão destinadas aos ônibus municipais e intermunicipais e, ainda, terá uma faixa seletiva onde apenas coletivos poderão utilizar, sem exceção para transportes de aplicativo e táxis.

Além da baia na Estrela do Norte, os demais pontos contemplados serão os seguintes: em frente ao Partage Shopping; após a Rua Carlos Gianelli, perto da entrada do Boaçu; na entrada do bairro Brasilândia; e a última, próxima ao Clube Tamoio.

“Todo este trecho onde será implantado o corredor vai ser impactado de maneira positiva no que se refere à mobilidade. O volume de tráfego de coletivos é intenso, então pensamos em criar uma faixa em que apenas eles poderão usufruir. Como temos um espaço da antiga linha férrea ocioso, firmamos um contrato de comodato Estadual, onde todo o lado direito dessa via circularão os ônibus e estarão os recuos. Tivemos mudanças no centro da cidade ao longo dos anos que causaram uma saturação dos pontos de ônibus. Com essa implantação nesse sentido, consequentemente, haverá um impacto das ruas e avenidas do outro lado e desafogando o trânsito em torno do bairro central”, esclarece Abel dos Santos, técnico especializado em trânsito da Secretaria Municipal de Transportes.

Após a construção das baias, serão implantados abrigos, lixeiras, sistemas de iluminação e demais cautelas e sinalizações da área.

São Gonçalo, 03/02/2020

Autor: Aaron Cesar