de Outubro de 2021

Educação faz abertura oficial do ano letivo com o tema "São Gonçalo contra todo tipo de violência"

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed) realizou, nesta terça-feira (4), a abertura oficial do ano letivo com o tema: "São Gonçalo contra todo tipo de violência". O evento aconteceu na Faculdade de Formação de Professores (FFP-UERJ), no Patronato. O secretário da Pasta, Marcelo Azeredo, deu as boas-vindas aos profissionais da Rede Pública Municipal, falando da importância dos encontros pedagógicos, como preparação para o ano letivo de 2020.

O objetivo principal é investir na formação dos profissionais e ampliar as competências e habilidades que já possuem, construindo novas possibilidades para a caminhada deste ano letivo. A ação foi preparada em conjunto pelas Subsecretarias de Ações Pedagógicas, Educação Infantil e Inclusão, Planejamento Educacional e o Crefcon.

A programação foi distribuída pelos dias 4, 5 e 6 de fevereiro com as ações acontecendo na UERJ e no Sesc, em São Gonçalo, com atividades dirigidas a todos os segmentos: Ensino Fundamental (1º e 2º segmentos), EJA (Educação de Jovens e Adultos), Educação Infantil e Inclusão, abrangendo todos os profissionais (professores, inspetores, merendeiras, auxiliares gerais, secretários e equipes pedagógicas).

Marcelo Azeredo destaca a alegria de retornar à UERJ, onde no ano de 1998 se formou como professor de Matemática e hoje está de volta como secretário de Educação de São Gonçalo.

"Essa capacitação é de suma importância, começar o ano letivo com este trabalho voltado para uma melhor formação dos profissionais da Educação com certeza vai impactar no dia a dia em sala de aula. Agradeço o empenho e a adesão de todos neste encontro pedagógico, durante todo o evento vários palestrantes convidados da Rede de Educação do município e também de fora, estarão abrilhantando este encontro. Quero destacar que a participação deles tem custo zero para a Semed. O nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do nosso ensino de maneira ampla, em benefício de nossos estudantes", afirmou o secretário de Educação.

Nos dias 4 e 5 serão oferecidas ações ligadas à formação, para cuidar do cognitivo, com apresentação de novas ferramentas, inspirações, metodologias para o desenvolvimento do ensinar e aprender durante o ano letivo. No dia 6, as atividades são relacionadas ao cuidado com o corpo para o exercício profissional, com ações de alongamento, jogos lúdicos, pilates, jogos cooperativos e piscina, além de clínica de meditação, a importância da música na educação, como cuidar da voz e da alma, oficinas de teatro e circo, entre outros.

No pátio da FFP-UERJ estavam diversos stands das seguintes instituições: Portal da Ecologia, Guarda Municipal, Centro de Referência em Autismo, Lidera Mulher, Cultura Maker, Caravana da Matemática, Cebric e Paulinas.

Confira a programação completa no link: prefeituradesaogoncalo.online/encontros-pedagogicos-2020-pmsg/

São Gonçalo, 04/02/2020

Fonte: Semed