de Outubro de 2021

Iemanjá recebe homenagem na Praia das Pedrinhas

No próximo domingo (9/02), a partir das 8h, a tradicional festa Presente de Iemanjá promete reunir dezenas de grupos religiosos de matrizes africanas, na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo. A iniciativa tem como marcas, além do cunho religioso, a conscientização ecológica, o estímulo à economia criativa e a diversidade gastronômica oferecida ao público. O projeto é realizado com apoio da Prefeitura de São Gonçalo, através da Secretaria de Turismo e Cultura (SMTC) e da Fundação de Artes, Esportes e Lazer de São Gonçalo (FAESG). A entrada é gratuita.

Em sua 11ª edição, a iniciativa foi reconhecida, neste ano, de acordo com a Lei 1022/2019, como Patrimônio Público Cultural de Natureza Imaterial e Religiosa cidade de São Gonçalo. Sem dúvida uma grande conquista para todos que são representados pelo projeto. Assim, o Presente de Iemanjá se tornou referência no universo de homenagens feitas à “Rainha do Mar”, como é chamada.

As homenagens começam às 8h, com o xirê para Iemanjá, seguido pelo cortejo e entrega dos presentes nos tradicionais barcos de oferendas. Às 10h, serão entregues menções honrosas às personalidades da Cultura Afro.

O projeto é realizado pela Comissão de Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, liderada por Mãe Márcia D`Oxum.

“Acreditamos na representatividade do projeto há mais de 10 anos e, já naquela época, a Prefeitura apoiou a ideia. O governo atual também tem nos apoiado e a cada ano fica melhor. Celebramos a liberdade de culto e servimos como mediadores culturais para a sociedade, oferecendo ao público o convívio com as riquezas culturais, econômicas, filosóficas e religiosas, das quais herdamos honrados de nossos ancestrais”, diz Mãe Márcia.

Para o prefeito José Luiz Nanci, o Presente de Iemanjá é uma celebração de fé, respeito e paz.

“Nós estamos aqui de coração aberto pois nós somos todos irmãos. O que importa é a nossa fé. Nós sabemos que os povos de matrizes africanas são muito perseguidos, infelizmente. Isso não é acreditar em Deus, pois quem acredita em Deus, acredita e respeita todas as religiões. Nós temos que respeitar a fé das pessoas que pedem a paz. Eu estou aqui para também pedir a paz. A paz para o Rio de Janeiro, a paz para o Brasil, a paz para a nossa São Gonçalo. Nós somos todos irmãos e precisamos respeitar o direito de cada pessoa e amar mais uns aos outros”, reiterou o prefeito.

“O Brasil é um país que possui fortes raízes na cultura religiosa africana e São Gonçalo figura entre os expoentes neste cenário. Acredito que o projeto se consolidou na cidade porque o município possui grande representatividade”, avalia o secretário de Turismo e Cultura, Carlos Ney Ribeiro.

Confira a programação:

8h – Xirê para Iemanjá