São Gonçalo, 25

de Outubro de 2021

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Oficina auxilia no desenvolvimento de habilidades dos usuários do Cras Venda da Cruz


 Clique na imagem para ver todas as fotos.
Muito além de uma atividade para passar o tempo, produzir desenhos e pinturas pode desenvolver habilidades ligadas à criatividade e percepção. Com o intuito de estimular uma das mais antigas formas de expressão, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Venda da Cruz oferece há seis meses a Oficina de Desenho e Pintura para usuários da área de abrangência do equipamento.

As aulas são conduzidas pelo facilitador Argeilson Joaquim da Cunha que conta com um cronograma especial com temas específicos a cada novo encontro. Nas primeiras aulas são distribuídos lápis e papel para que cada aluno demonstre suas habilidades e, a partir daí, o profissional começa a desenvolver um trabalho específico com base na capacidade de cada um.

“Além de ser uma arte e funcionar também como uma terapia, o desenho trabalha a concentração e acaba transmitindo um pouco da personalidade e do emocional de cada um. Nesses seis meses de atividade já vi usuário falando que quer seguir em frente com a pintura, fazer outros cursos para aprender novas técnicas e essa é essência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, poder mostrar para essas pessoas que elas são capazes e podem, sim, seguir em frente”, explica Argeilson.

A atividade é realizada pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária.

Morador de Venda da Cruz, Ruan, 9 anos, participa há um mês da oficina e descobriu durante as aulas a pintura abstrata que virou uma das suas técnicas favoritas.

“Gosto muito de desenhar paisagens e aprendi aqui na oficina a pintar os fundos dos desenhos, com técnicas e cores certas. Também aprendi a fazer pinturas abstratas que são as minhas favoritas. Agora quero aprender a desenhar os personagens dos desenhos animados que mais gosto de assistir”, afirma Ruan.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, é de grande importância poder oferecer para a população atividades que trazem benefícios para a mente e auxiliam no desenvolvimento.

“Pintar é uma forma de expressar sentimentos e emoções e, a partir dessa atividade, nossa equipe técnica pode identificar possíveis problemas ou dificuldades dos nossos usuários que podem ser trabalhados durante esses encontros. Estamos sempre de portas abertas também para ouvir e acolher os nossos usuários”, completa Luciana.

A Oficina é realizada às quartas-feiras, das 10h às 11h. Para mais informações sobre a atividade é só ir ao Cras Venda da Cruz que fica na Rua Doutor Porciúncula, 395 (Antigo 3º BI).

São Gonçalo, 05/02/2020

Fonte: SMDS

Autor: Luciana Pimentel

Número de acesso(s) : 1091

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Autoridades se reúnem em São Gonçalo para prestar solidariedade à família de João Pedro Mattos;

Prefeitura realiza sanitização contra Coronavírus em abrigos para crianças e adolescentes;

Prefeitura realiza entrega de 500 cestas básicas doadas pelo Conleste;

Redes de proteção à criança e ao adolescente de SG participam de reunião de fluxo virtual ;

SMDS e CMDCA-SG acendem alerta para casos de abuso infantil durante quarentena;

Centro Pop mantém atendimentos para a população de rua durante a quarentena;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min