de Outubro de 2021

Oficina auxilia no desenvolvimento de habilidades dos usuários do Cras Venda da Cruz

Muito além de uma atividade para passar o tempo, produzir desenhos e pinturas pode desenvolver habilidades ligadas à criatividade e percepção. Com o intuito de estimular uma das mais antigas formas de expressão, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Venda da Cruz oferece há seis meses a Oficina de Desenho e Pintura para usuários da área de abrangência do equipamento.

As aulas são conduzidas pelo facilitador Argeilson Joaquim da Cunha que conta com um cronograma especial com temas específicos a cada novo encontro. Nas primeiras aulas são distribuídos lápis e papel para que cada aluno demonstre suas habilidades e, a partir daí, o profissional começa a desenvolver um trabalho específico com base na capacidade de cada um.

“Além de ser uma arte e funcionar também como uma terapia, o desenho trabalha a concentração e acaba transmitindo um pouco da personalidade e do emocional de cada um. Nesses seis meses de atividade já vi usuário falando que quer seguir em frente com a pintura, fazer outros cursos para aprender novas técnicas e essa é essência do Serviço de Fortalecimento de Vínculos, poder mostrar para essas pessoas que elas são capazes e podem, sim, seguir em frente”, explica Argeilson.

A atividade é realizada pelo Serviço de Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é um serviço da Proteção Social Básica (PSB) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências, fortalecendo vínculos familiares, incentivando a socialização e a convivência comunitária.

Morador de Venda da Cruz, Ruan, 9 anos, participa há um mês da oficina e descobriu durante as aulas a pintura abstrata que virou uma das suas técnicas favoritas.

“Gosto muito de desenhar paisagens e aprendi aqui na oficina a pintar os fundos dos desenhos, com técnicas e cores certas. Também aprendi a fazer pinturas abstratas que são as minhas favoritas. Agora quero aprender a desenhar os personagens dos desenhos animados que mais gosto de assistir”, afirma Ruan.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, é de grande importância poder oferecer para a população atividades que trazem benefícios para a mente e auxiliam no desenvolvimento.

“Pintar é uma forma de expressar sentimentos e emoções e, a partir dessa atividade, nossa equipe técnica pode identificar possíveis problemas ou dificuldades dos nossos usuários que podem ser trabalhados durante esses encontros. Estamos sempre de portas abertas também para ouvir e acolher os nossos usuários”, completa Luciana.

A Oficina é realizada às quartas-feiras, das 10h às 11h. Para mais informações sobre a atividade é só ir ao Cras Venda da Cruz que fica na Rua Doutor Porciúncula, 395 (Antigo 3º BI).

São Gonçalo, 05/02/2020

Fonte: SMDS