de Outubro de 2021

Departamento de Alimentação Escolar realiza curso de formação

A Gestão do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), da Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo (Semed), realizou nos dias 4 e 5 de fevereiro, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, na Estrela do Norte, reunião com diretores da Rede Municipal de Educação. O encontro teve como foco principal promover a formação para manipuladores de alimentos que atuam na educação infantil e formação em serviço para manipuladores de alimentos da Rede Municipal de Educação. O curso foi aberto a toda sociedade civil.

O curso de Formação e Serviços para Manipuladores de Alimentos reuniu cerca de 500 profissionais, que ouviram várias palestras sobre todas as etapas que envolvem a preparação da merenda escolar, e ao final dos dois dias de curso receberam uma cartilha contendo todas as informações necessárias para desenvolver um bom trabalho de manuseio da merenda escolar nas unidades de ensino municipal.

"Este curso tem como objetivo propor uma nova abordagem para as ações de formação destinadas aos manipuladores de alimentos que atuam na alimentação escolar, fornecendo subsídios que auxiliem os responsáveis pelo planejamento e execução destas preparações alimentares e, consequentemente, propiciem uma melhora na qualidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Ao planejar uma formação deve-se levar em consideração, como eixos norteadores, que a alimentação escolar é um direito dos estudantes e constitui-se como um espaço pedagógico, no qual os manipuladores de alimentos possuem papel relevante, o qual deve ser valorizado", declarou Carla Gomes, responsável técnica do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação.

O objetivo do treinamento de manipuladores de alimentos é mostrar a importância desse trabalhador, que é a principal via de contaminação dos alimentos produzidos em larga escala, quando a manipulação não é feita de forma correta, do seu papel fundamental na segurança e preservação da higiene na preparação da merenda escolar, durante toda a cadeia reprodutiva, desde o recebimento, armazenamento, preparação até chegar no prato dos alunos.

Para Salvador Augusto, gestor do DAE, o curso foi um sucesso. "Conseguimos atingir uma grande quantidade de manipuladores de alimentos, e agora todas os profissionais estão preparados para iniciar as aulas com aplicação dos procedimentos de acordo como determina o Fundo Nacional de Alimentação Escolar (FNDE). Foram abordados durante o evento preparos adequados para alunos com necessidades especiais de alimentação, com inclusão de visita de um profissional de nutrição na unidade escolar onde haja essas crianças, para realizar o devido teste e caso necessário incluir a merenda diferenciada no cardápio da escola. Quero agradecer e parabenizar a todos os envolvidos na preparação do curso e no ótimo êxito do trabalho realizado" declarou Salvador Augusto.

São Gonçalo, 06/02/2020

Fonte: Semed