de Outubro de 2021

Clínica da Criança realizou mais de 30 mil atendimentos em 2019

Com 32 mil atendimentos realizados em 2019 entre exames laboratoriais e consultas em diversas especialidades, a Clínica Municipal da Criança Célio Carvalho Martins, localizada no bairro Zé Garoto, desde 2017 vem ampliando sua equipe multidisciplinar, tornando-se referência no acolhimento e atendimento de crianças em São Gonçalo.

Quando foi inaugurada, a unidade possuía cirurgia pediátrica, hematologista, cardiologia, neurologista, gastroenterologia, endocrinologia, pediatria, terapeuta ocupacional, programa de anemia falciforme, microcefalia, prematuridade e sífilis. Em 2017, a Clínica ganhou mais cinco pediatras, dobrando a capacidade de atendimento. Já em 2018, a unidade passou a ter os serviços de pneumologista e dermatologista.

"A Clínica da Criança é de grande importância para o município de São Gonçalo, pois é uma clínica especializada em pediatria com amplo portfólio de atendimento para assistirmos a população em todas necessidades, com eficiência e organização!", destacou a diretora da Clínica, Michele Barcellos.

O Lucas dos Santos, de 8 anos, é uma das crianças assistidas pela Clínica. Alguns dias após seu nascimento, os pais do Lucas descobriram que ele tinha paralisia infantil, e hoje ele é acompanhado pelo neurologista e pediatras da unidade.

"Os filhos da minha prima fazem atendimento aqui e ela quem me indicou por ser um bom atendimento, então trouxe o Lucas. Ele é um sobrevivente. Nasceu com 32 semanas e após o parto teve três paradas respiratórias. Para a nossa família foi tudo novo, mas seguimos na luta. A mãe dele faleceu em 2016, e desde então somos nós dois. Aqui ele foi muito bem acolhido, já foi encaminhado para fazer exames de sangue e eletroencefalograma. O atendimento é muito bom!", relatou o pai, Cláudio Silva dos Santos, de 38 anos, morador do bairro Colubandê.

O fluxo de atendimento da Clínica funciona via guia de referência, encaminhada pelo médico da unidade de saúde do território de cada paciente. Munidos desta guia, os responsáveis (com certidão de nascimento ou identidade da criança, cartão do SUS e comprovante de residência), podem realizar a marcação da consulta de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A Clínica é uma unidade de atendimento da Atenção Especializada, por isso, para a consulta é necessário que o usuário seja primeiramente assistido por um profissional da Atenção Básica, que é a porta de entrada que possibilita o acesso contínuo e universal dos serviços de saúde em toda a rede.

"Minha filha é acompanhada aqui há um ano e tem sido muito bom. Já passou pela nutricionista, endocrinologista, é assistida pelo pediatra no Polo Hélio Cruz, em Alcântara, e agora está começando o acompanhamento com a psicóloga aqui na Clínica", disse a diarista Estefânia Raimundo, de 42 anos, moradora do bairro Amendoeira, mãe da pequena Ana Bela, de 2 anos.

Praça Estefânia de Carvalho, ao lado do Washington Luiz

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h