de Outubro de 2021

Seminário discute limites e possibilidades da intersetorialidade

A intersetorialidade é um processo fundamental para a efetivação de políticas públicas. Considerada um dos eixos estruturantes da política de assistência social, a ferramenta é fundamental para a articulação e integração entre diversos serviços, órgãos e instituições empenhadas na efetivação dos direitos sociais. Com a proposta de promover um debate acerca do tema, a Secretaria Municipal de Políticas Púbicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência realiza no dia 19 de fevereiro, das 9h às 13h, o IV Seminário de Políticas Públicas, no Ministério Público de São Gonçalo, em Santa Catarina.

O evento voltado para profissionais da rede de atendimento e estudantes será um momento para refletir sobre a importância do trabalho em conjunto, de forma integrada e articulada entre as diferentes políticas setoriais na efetivação de políticas públicas, destacando a relevância da participação social na construção e efetivação das políticas.

De acordo com a doutora em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Sueli do Nascimento, que será a palestrante convidada do seminário, é de extrema importância discutir sobre o tema em São Gonçalo, já que o município possui um perfil de demandas por políticas públicas que atendam nas áreas social e urbana.

"Focar a análise em São Gonçalo é buscar estratégias de enfrentamento da questão social local, segundo as próprias características territoriais da cidade. Por outro lado, possibilita promover o debate amplo sobre intersetorialidade em uma conjuntura de cortes orçamentários e diminuição de arrecadação dos tributos e taxas em um momento restritivo no qual o desemprego vigora. Criou-se o momento de estudo, reflexão e estratégias para enfrentar a realidade do município e capacitar os funcionários sobre um tema de extrema importância na política pública", explica Sueli Nascimento.

As inscrições para o seminário podem ser feitas através do link shorturl.at/jvHW8 . Mais informações e dúvidas pelo e-mail: capacitasemimd@gmail.com.

IV Seminário de Políticas Públicas

Dia 19 de fevereiro (quarta-feira)

Horário: Das 9h às 13h

Local: Ministério Público (Avenida Dr. Getúlio Vargas, 2670, Santa Catarina)