São Gonçalo, 25

de Outubro de 2021

Acessibilidade

Acesso Rápido



Início do Site Notícias

Notícias

Novos Conselheiros de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de São Gonçalo tomam posse


 Clique na imagem para ver a foto ampliada.
O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de São Gonçalo (Compepisg/SG), com o apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher, Idoso e Pessoa com Deficiência (Semimd), realizou nesta segunda-feira (10), a cerimônia de posse e diplomação dos 24 novos conselheiros, sendo 12 titulares e 12 suplentes, representantes do governo e da sociedade civil, para o biênio 2020/2021. O evento foi realizado na sede do Compepisg, em Venda da Cruz.

A mesa diretora do ato de posse foi composta por Marta Maria Figueiredo, secretária da Semimd; Maria José Ponciano, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI); e Neide Carvalho, presidente da Compepisg.

O Compepisg é um órgão fiscalizador que tem como objetivo reverter o quadro de violações de direitos e assegurar os direitos da pessoa idosa. O Conselho deve estar em sintonia com as políticas nacional e estadual e estatuto do idoso.

“Quero desejar boas-vindas aos novos conselheiros. É importante que todos os conselheiros estejam sempre presentes em todas as reuniões realizadas pelo conselho, tanto os titulares quanto os suplentes, porque cada encontro traz novos assuntos e pautas que precisam ser discutidas em grupo e isso é muito importante para que as deliberações possam ser feitas", afirma Marta.

Em São Gonçalo os idosos representam 12% da população total, ou seja, mais de 140 mil pessoas. Para a presidente do Compepisg, Neide Carvalho, a atuação e o empenho desses conselheiros serão fundamentais para manter o conselho ativo e atuante.

“Com os desmontes a nível federal, dos conselhos em geral, poder manter no nosso município um órgão que luta por políticas públicas em prol do idoso, que fiscaliza instituições e órgãos públicos e privados é de extrema importância para essa parcela da nossa população. Desejo que todos realizem um trabalho sério e comprometido”, ressalta Neide.

Para a presidente do CEDEPI, Maria José Ponciano, é fundamental que esses novos conselheiros trabalhem junto com o governo, fazendo propostas de políticas públicas.

“É uma forma de gestão compartilhada que é muito importante para que sejam assegurados os direitos dessas pessoas. Esperamos que eles se envolvam, participem e fiscalizem, propondo políticas públicas e que estejam atentos ao que está acontecendo em todos os níveis de governo", destaca Maria José.

São Gonçalo, 10/02/2020

Fonte: SMDS

Autor: Luciana Pimentel

Número de acesso(s) : 845

Seta Mais Notícias
Clique para Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar Notícia Voltar Topo

Notícias Relacionadas

Vítimas de violência contam com apoio e orientação das Redes de proteção à mulher;

São Gonçalo realiza 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ;

Lidera Mulher completa dois anos fortalecendo o empreendedorismo feminino ;

Lidera Mulher realiza aula inaugural da sua sétima turma;

Centenas de gonçalenses vão às ruas pelo Fim da Violência contra a Mulher;

Empoderamento feminino é tema de roda de conversa em comemoração ao Dia da Mulher;

Portal da Transparência Inscrição Seminário Nacional do Ines Contatos - Iluminação Pública
Nota Fiscal Eletrônica Ouvidoria Geral - (21)2199-6330 Defesa Civil - 199 Plano Minicipal de Saneamento Básico
Samu

Cidade

Cidadão

Servidor

Governo

Empresa

brasao
Base rodap�
Copyright® 2017 Portal do Município de São Gonçalo
© 2017 Prefeitura de São Gonçalo - Todos os direitos reservados.
| Conteúdo protegido pela Lei 9.610 de 19.02.1998. |
Rua Feliciano Sodré, 100 – Centro – SG. Cep: 24.440-440 Tel: 2199-6300
Horário de atendimento das 9h às 16h30min