de Outubro de 2021

Secretaria de Administração realiza curso para padronizar documentos oficiais da Prefeitura

A Secretaria de Administração da Prefeitura de São Gonçalo (SEMAD) promoveu hoje, no Partage Shopping, o segundo curso “Elaboração de Documentos Oficiais”. Com o objetivo de capacitar os servidores, criar uma identidade visual e padronizar os documentos oficiais da Prefeitura, o evento foi uma excelente oportunidade para quem deseja aprender sobre as Redações Oficiais.

Ministrado pelas palestrantes Rosangela Santana e Amanda Goulart, ambas servidoras lotadas na SEMAD, a capacitação teve como objetivo criar multiplicadores que possam repassar as informações e transformar os documentos oficiais como modelos únicos. Segundo Amanda, como falta uma norma regulamentadora para cada tipo de modelo de documento, os Ofícios, Comunicações Internas, Atas e Portarias acabam não tendo um padrão para o município. “Nossa meta é fazer com que os servidores saibam não só redigir, mas identificar cada documento e a sua finalidade, assim a comunicação acontecerá sempre de forma clara”, disse Amanda.

Segundo Rosangela Santana, a iniciativa vai facilitar a prática diária do servidor municipal. “O nosso objetivo é trabalhar de forma prática e vivencial todos os recursos indispensáveis à produção de documentos oficiais e identificar a especialidade de cada um deles. Assim, poderemos manter o padrão de todos os documentos da Prefeitura para quem é servidor ou não”, informou Rosangela.

A fiscal de Meio Ambiente Rosangela Araújo, uma das participantes do curso, ressaltou a importância da iniciativa da SEMAD na realização do curso e os benefícios que esta boa prática trará para o seu trabalho. “Acho importante porque poderei melhorar e aperfeiçoar a escrita dentro do meu serviço. Já que como fiscal de meio ambiente tenho que redigir ofícios e recebo vários documentos oficiais de outras instituições”, contou a servidora.

De acordo com a secretária de Administração do município, Ana Luiza Perni, a expectativa é que a partir do segundo semestre todos os documentos da Prefeitura já sigam o novo padrão. Ela informou ainda que um manual será disponibilizado online para que os servidores possam ter acesso e tirar as suas dúvidas.

Esta edição contou com a participação de 50 servidores e uma nova turma para o dia 17 de março já está fechada. A secretária também informou que existe a previsão de realização de uma nova capacitação para o mês de abril e que as inscrições já estão abertas. Para mais informações, basta o servidor entrar em contato com a SEMAD.

São Gonçalo, 12/02/2020

Autor: Rafael Thomas